Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Política MT

INCIDENTE AÉREO

Aeronave com deputado de MT faz pouso forçado após colisão com pássaro em Brasília

Foto: Reprodução

Acidentes como este são cada vez mais comuns no Brasil

Acidentes como este são cada vez mais comuns no Brasil

Uma colisão entre um pássaro e um avião da TAM com destino a Cuiabá quase acabou em tragédia nesta quinta-feira (15) no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. O incidente ocorreu por volta das 16h15 e obrigou o piloto a fazer um pouso forçado.


Passageiros do voo 3650 tomaram um susto quando o pássaro bateu no momento da decolagem. O deputado Valtenir Pereira (PSB), que estava dentro da aeronave, afirma que o avião começou a fazer um forte barulho logo após começar a ganhar altura.

Leia Mais:
Turma de 176 novos formandos na PRF recebe o nome de Valtenir
Câmara aprova projeto de Valtenir que acelera processo de recursos na Justiça do Trabalho

“A fuselagem parecia estar trepidando e o barulho era alto. Daí o piloto informou que seria necessário fazer o retorno à pista por motivos de segurança”, relatou o parlamentar.

Entre a decolagem e o pouso foram dez minutos de tensão. ”O comandante avisou pelo sistema de som que tudo estava sob controle. Será?”, questiona o deputado.

Ileso
Esta não é a primeira vez que Valtenir escapa de um acidente sério. Em 2011, a caminhonete em que trafegava foi prensada por duas carretas na Serra do Tombador. O deputado não se feriu. "O caminhão de 60 toneladas nos prensou. Deu perda total na caminhonete mas ninguém se machucou", recorda.

Em 2012, um avião Sêneca que transportava Valtenir e o diretor de investimentos da Superintedência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Kléber Ávila, também foi obrigado a fazer povo forçado no aeroporto de São José dos Quatro Marcos após pane no motor.

Legislação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou norma que regulamenta a Área de Segurança Aeroportuária (ASA), na qual deverão ser respeitadas normas para evitar acidentes aéreos causados por colisões com pássaros. 

A ASA, área de segurança que está prevista na Resolução 4/95 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), é uma área circular que pode abranger um ou mais municípios, definida em 20 km a partir do centro da pista de pouso e decolagem, onde o uso e a ocupação do solo ficam sujeitos a restrições especiais, para impedir a atração de aves.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet