Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Política MT

combate à corrupção

Aprovado projeto de Taques que conceitua corrupção em obras públicas e impõe sanções

Foto: Reprodução

Projeto do senador dá novo conceito a crimes em obras públicas

Projeto do senador dá novo conceito a crimes em obras públicas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (20.8) relatório do senador Aloísio Nunes Ferreira (PSDB-SP) a projeto de lei (PLS 56/2012) do senador Pedro Taques (PDT-MT) que tem por objetivo regular com mais precisão e contratação, execução, fiscalização e controle de obras públicas.


Elaborada em parceria com os tribunais de contras e o Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop), a proposta passará a tramitar em caráter terminativo n=pelas Comissões de Infraestrutura e de Constituição e Justiça do Senado.

Leia mais:
Projeto da reforma tributária aumenta corrupção, impostos e prejudica federalismo
Movimento ‘Mato Grosso Muito Mais’ implode; PPS e PV podem ficar fora do palanque de Pedro Taques

“Objetivo principal é evitar a corrupção e nós criarmos conceitos para proteção do patrimônio público. Conceito sobre sobrepreço joga de planilha, superfaturamento. Queremos que haja a entrega da obra na melhor gestão. Entendo que é um projeto de estado”, argumenta.

Conforme explica a assessoria do senador, a respeito das sanções administrativas e tutela judicial, o PLS impõe o dever de o superior hierárquico cobrar a responsabilização por irregularidades, no prazo máximo de 30 dias, sob pena de incorrer em improbidade administrativa.

Além disso, impõe outras sanções como a proibição de prestar serviços à Administração Pública por até dois anos aos projetistas, extensivo aos executores, supervisores e fiscais, e a declaração de inidoneidade para contratar com a Administração por até cinco anos à empresa que não cumprir obrigação contratual, podendo ser aplicada pelos Tribunais de Contas ou Controladoria Geral da União.

Por fim, nas disposições finais estão previstas regras para resguardar os princípios da legalidade, moralidade, publicidade, eficiência e economicidade nas contratações e processos licitatórios. Além da clausula de vigência, que será imediata a publicação.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet