Olhar Direto

Domingo, 07 de julho de 2024

Notícias | Política MT

suiá missú

Incra cadastra famílias de Alto Boa Vista mas esquece demais municípios, critica deputado

Foto: Vinícius Tavares - OD

Comitiva de Suiá Missú pediu providências ao governo durante audiência na Câmara Federal

Comitiva de Suiá Missú pediu providências ao governo durante audiência na Câmara Federal

O Incra se comprometeu em cadastrar famílias atingidas pela desintrusão da gleba Suiá Missú em dois assentamentos na região do Araguaia. O compromisso foi feito pela presidente interina do instituto, Erika Galvani Borges, durante audiência pública realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, nesta quarta-feira (21.8).


O debate reuniu prefeitos de oito municípios atingidos, além de famílias que foram despejadas da gleba em dezembro passado. Erika Galvani Borges pediu a apresentação de projetos por parte dos prefeitos e líderes dos produtores rurais para a implantação da infraestrutura necessária às famílias.

Leia mais:
Moradores de Suiá Missú saqueiam e incendeiam caminhão que transportava mantimentos a indígenas de MT
Com desintrusão no fim, Funai ainda não tem plano de gestão de área indígena em MT

Ela presidente do instituto rebateu críticas feitas por deputados e por representantes das famílias de que o Incra não agiu para atender das famílias com a mesma eficiência adotada pelo poder público para retirar as pessoas daquela região.

No entanto, para o deputado Valtenir Pereira (PSB-MT), autor do requerimento para a realização da audiência pública, o Incra promete cadastrar somente as famílias de Alto Boa Vista, deixando milhares de outras de fora de programas para criação de assentamentos urbanos.

“O Incra teve duas posições. Primeiro endureceu dizendo que fez o que estava a seu alcance e que atuou dentro da lei. Depois prometeu ajudar as famílias de Alto Boa Vista. Daí eu pergunto: E as famílias de Confresa, Porto Alegre do Norte, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Luciara, Canabrava do Norte e Bom Jesus do Araguaia?”, questionou o deputado.

Segundo ele, com a realização do debate, o Brasil ficou sabendo da realidade vivida pelas famílias. O documentário produzido a pedido do parlamentar foi exibido e c mostrou as dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores. Valtenir levou integrantes da comitiva à Procuradoria Geral da República (PGR) para pedir levar a angústia das pessoas envolvidas no despejo.

Parte da bancada federal prestou solidariedade à comitiva. Marcaram presença os deputados Eliene Lima (PSD), Júlio Campos (DEM) e Nilson Leitão (PSDB), atual líder da Minoria da Câmara.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet