Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política MT

PROJETOS

Câmara e Senado aprovaram 14 propostas de Serys após fim do mandato

Foto: Olhar Direto

Ex-senadora ainda colhe frutos de oito anos de mandato federal

Ex-senadora ainda colhe frutos de oito anos de mandato federal

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, na nessa semana, o Projeto de Lei 7.082/10, do Senado, que reduz para 6% a alíquota da contribuição previdenciária paga por patrões e empregados domésticos. Atualmente, o índice é de 12% para os empregadores e varia de 8% a 11% para os domésticos, a depender do salário.


A proposta é de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko (PTB). De acordo com a ex-parlamentar, que acabou sendo preterida na disputa uma vaga ao Senado pela coligação que apoia Pedro Taques (PDT), não é a primeira vez que o Congresso aprova matéria após o término do seu mandato.

“Catorze projetos meus foram aprovados após o meu mandato”, disse Serys à reportagem do Olhar Direto ao citar propostas aprovadas em comissões das duas casas legislativas.

Leia mais

Senado estuda projeto para que contribuintes deduzam do IR gastos com empregada doméstica
Valtenir quer desengavetar projeto de Serys que isenta associações de taxa para registro civil

Conforme a proposta, o empregador também precisa prestar atenção no prazo para acertar a situação trabalhista da empregada que trabalha na casa, ainda sem carteira assinada. O contrato de trabalho deve ser regularizado até o próximo dia 7 de agosto. Se a norma for descumprida, o patrão pode pagar multa de pelo menos R$ 805,06.

Caso não seja apresentado nenhum recurso para que o projeto seja votado também em plenário, a proposta seguirá para a sanção da presidente da República, Dilma Rousseff.

Paralelamente, o Congresso também discute a regulamentação do projeto que estendeu todos os direitos trabalhistas aos empregados domésticos, a chamada PEC das domésticas. A regulamentação da proposta ainda não tem data para ser votada. Com isso, não estão valendo direitos como seguro-desemprego, FGTS, salário-família, adicional noturno e auxílio creche. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet