Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

TRÁFICO INTERNACIONAL

Fantástico destaca megaoperação e revela que ex-secretário facilitava entrada de droga vinda da Bolívia por Mato Grosso

Foto: Reprodução

Fantástico destaca megaoperação e revela que ex-secretário facilitava entrada de droga vinda da Bolívia por Mato Grosso
O programa Fantástico do último domingo (24), destacou a operação Descobrimento, que desarticulou uma organização voltada para o transporte de drogas para Europa. A força-tarefa resultou na prisão do ex-secretário da Secretaria do Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, Nilson Borges Borgato e do advogado Rowles Magalhães, 53 anos.  


Leia também:
Rowles relata ameaça durante cumprimento de mandado, mas prisão é mantida; Borgato segue no CCC

A reportagem revelou que Borgato facilitava entrada da droga vinda da Bolívia por Mato Grosso. Ele também coordenava até que o entorpecente chegasse ao estado de São Paulo. Borgato deixou o cargo no Governo do Estado em março deste ano para disputar as eleições. Ele é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Social Democrático (PSD).

Outra liderança da organização é a doleira Nelma Kodama, 55 anos, presa em Portugal. Ela já tem condenação pela Operação Lava Jato. A reportagem revela também uma conversa entre Rowles e Kodama, em que eles negociavam o valor para o transporte de droga. Com o tráfico de meia tonelada, eles receberiam R$ 3 milhões. 

A reportagem destacou alguns materiais apreendidos durante cumprimento dos mandados. Entre eles os diamantes e até pele de onça. 


Segundo a PF, Rowles Magalhães possui dupla nacionalidade (brasileira e portuguesa), o que facilitava o seu trabalho na organização criminosa. Ele organizaria, juntamente com Ricardo Agostinho, os voos internacionais do Brasil à Europa para o tráfico de entorpecentes.

Ao todo, foram expedidos 43 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rondônia e Pernambuco. A Justiça brasileira também decretou medidas patrimoniais de apreensão, sequestro de imóveis e bloqueios de valores em contas bancárias usadas pelos investigados.

As investigações começaram quando um jato executivo Dassault Falcon 900, pertencente a uma empresa portuguesa de táxi aéreo, pousou no aeroporto internacional de Salvador/BA para abastecimento. Após ser inspecionado, foram encontrados cerca de 595 kg de cocaína escondidos na fuselagem da aeronave. A droga estava escondida em aeronave de uma empresa privada de aviação, que o advogado Rowles seria sócio.
 
A partir da apreensão, a Polícia Federal conseguiu identificar a estrutura da organização criminosa atuante nos dois países, composta por fornecedores de cocaína, mecânicos de aviação e auxiliares (responsáveis pela abertura da fuselagem da aeronave para acondicionar o entorpecente), transportadores (responsáveis pelo voo) e doleiros (responsáveis pela movimentação financeira do grupo).  

Veja a reportagem completa AQUI.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet