Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

SIMPÓSIO NACIONAL

MT reúne agentes da PM de 11 Estados em debate sobre combate a facções criminosas

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

MT reúne agentes da PM de 11 Estados em debate sobre combate a facções criminosas
A Polícia Militar de Mato Grosso reuniu 400 agentes da corporação de 11 Estados, no 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático, realizado nesta sexta-feira (21) pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam). O evento contou como tema “Combate à Facções Criminosas” e apresentou palestras de representantes nacionais da segurança pública, especialistas no tema.


Leia mais
Idosa de 72 anos é atropelada ao tentar atravessar avenida; veja vídeo


O simpósio abordou a compreensão e conscientização do papel do patrulhamento tático na manutenção da Segurança Pública no constante enfrentamento às quadrilhas e facções criminosas no Estado.

O governador Mauro Mendes esteve presente na abertura do evento, ao lado da primeira-dama Virginia Mendes, e destacou a importância e urgência de debater ações de enfrentamento e combate à facções criminosas, provocando ainda uma legislação mais severa para o fim do crime organizado no país. 

“Temos a honra de sediar aqui em Mato Grosso um diálogo entre as forças de segurança, trazendo personalidades e autoridades que convivem com esse tema há muitos anos para que possamos intercambiar informações, conhecimento, experiências de como combater o crime organizado dentro do limite que a lei brasileira nos oferece. Tenho falado que a lei brasileira está permitindo, ao longo dos anos, que haja um crescimento descontrolado das facções criminosas no país. Essa mudança na legislação brasileira deveria ser prioridade número 1 no país, e é isso que estamos discutindo aqui em Cuiabá com esse evento”, ressaltou.

O secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, coronel PM César Augusto Roveri, pontuou o compromisso do Governo do Estado com importantes investimentos como nunca antes feito na história de Mato Grosso para o combate à criminalidade no estado, desde aquisição de armamentos, viaturas e equipamentos mais modernos e tecnológicos para todas as forças de segurança. 

“O Governo do Estado tem feito grandes investimentos na Segurança Pública e a capacitação faz parte desses investimentos, além de equipamentos, armamentos, viaturas, tecnologia, o programa Vigia Mais MT que dá grandes resultados. Ouvimos aqui dos palestrantes que não se faz enfrentamento sem orçamento e isso o Governo tem feito, dando todo respaldo às forças de segurança", disse, ao citar como exemplo o aumento de 130% no número de prisões registradas em Sorriso nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período de 2023.

O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, enfatizou que o simpósio possibilita colocar os policiais militares, que atuam nas ruas diariamente, de adquirir novos conhecimentos e obterem novas formas de atuação no combate ao crime.

“Hoje é um dia especial para a Polícia Militar onde debatemos um assunto de extrema importância no país, com grandes nomes da Segurança Pública. Estamos aqui com policiais militares que colocam sua vida em risco para combater o crime organizado e muitas das vezes estamos desencorajados por pessoas que não deveriam estar naquele Congresso Nacional e impedem avanços e mudanças na lei. Precisamos de mudanças urgentes nas legislações penais e precisamos que os cidadão de bem se encorajam nessa luta”, reforçou. 

Um dos palestrantes do evento, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, falou sobre o enfrentamento do crime organizado no Estado de São Paulo e reforçou a importância do debate para o enfrentamento às facções criminosas como um problema nacional que precisa ser enfrentado com a integração de todas as forças de segurança do país. 

 "O Governo de Mato Grosso e a Polícia Militar estão de parabéns pela realização do 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático. Essa oportunidade de troca de experiência e expertise do patrulhamento tático entre os dois estados é de extrema importância no combate às facções criminosas. Contem com o Governo de São Paulo para qualquer ação de enfrentamento e combate à criminalidade", afirmou.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet