Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Cidades

programa vigia mais mt

Mais quatro foragidos são presos após serem identificados pelo sistema de reconhecimento facial da Sesp

Foto: Daniel B Meneses/Secom-MT

Mais quatro foragidos são presos após serem identificados pelo sistema de reconhecimento facial da Sesp
A tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), identificou e levou à prisão, na noite de quarta-feira (3), mais quatro pessoas foragidas da Justiça. No último dia 10 de junho, mais quatro foragidos foram presos graças ao sistema


Leia mais 
PF investiga homem suspeito de armazenar 129 arquivos com abuso sexual infantil


As prisões, de quatro homens, de 37, 42, 43 e 45 anos, ocorreram durante a partida do Cuiabá com o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, na Arena Pantanal, na capital mato-grossense.
 
Com essas, já são 11 prisões pelo reconhecimento facial, desde abril deste ano, quando o sistema entrou em teste na Arena Pantanal, por meio de parceria da Sesp com a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil, empresa FacePass e o Cuiabá Esporte Clube.
 
No estádio há 14 câmeras que monitoram as áreas internas e externas, reforçando a segurança dos torcedores, atletas e todos aqueles que participam dos eventos esportivos.
 
O sistema de reconhecimento facial está conectado ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que emite um alerta quando um foragido da Justiça passa pelas câmeras de videomonitoramento.
 
A Central de Monitoramento, então, faz uma série de conferências manuais junto aos bancos de dados da Polícia Judiciária Civil e o Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para evitar "falsos positivos".
 
Somente após todas verificações, o Ciosp aciona o 10º Batalhão da Polícia Militar, anexo à Arena Pantanal, que faz a abordagem ao foragido da Justiça e o conduz para a Delegacia de Polícia Civil para as providências necessárias.
 
Conforme o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez Sant'Ana, a Sesp começou as tratativas para implantação do serviço piloto na Arena Pantanal em novembro do ano passado, com a Coordenadoria de Tecnologia da Polícia Civil e a empresa FacePass, através de um investimento do Cuiabá Esporte Clube. “A Arena Pantanal é um local importante para esse tipo de trabalho devido à grande movimentação de pessoas”, explica o superintendente.
 
Todavia, o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez, destaca que há sistema de reconhecimento facial em teste em outros locais de Cuiabá, porém, esses ainda não serão divulgados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet