Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Eleição da mesa

Botelho consulta STF sobre possibilidade de ser novamente presidente da AL e diz que tem apoio de 14 deputados

20 Out 2022 - 17:33

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Botelho consulta STF sobre possibilidade de ser novamente presidente da AL e diz que tem apoio de 14 deputados
A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), que acontece na posse dos novos parlamentares, em 1 fevereiro de 2023, já tem movimentado os bastidores da Casa de Leis. A perspectiva é que o atual presidente, Eduardo Botelho (UNIÃO), seja reeleito. No entanto, ele aguarda uma resposta do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem consultou para saber se pode ocupar novamente o cargo. Enquanto isso, Botelho afirma que já conta com apoio de 14 dos 24 deputados eleitos.


Leia também:
Janaina retira candidatura pela Mesa Diretora: "não tenho chance de competir com Botelho e Max"

“Nós estamos discutindo, começamos a conversar, mas não houve composição nenhuma, não houve nada ainda sobre isso”, disse o presidente da manhã desta quinta-feira (20). “Eu recebi esse apoio de mais de 14 deputados... Agora, existe ainda a questão legal, se eu posso ou não. Nós vamos fazer uma consulta no Supremo pra ver se pode. A princípio parece que não. É uma questão aí que a gente está discutindo, mas com muita tranquilidade. Eu não vou permitir que haja briga aqui dentro. Estou lutando em cima para que nós fechemos uma chapa muito tranquila, sem guerra aqui dentro, sem precisar levar ninguém para pousada... que seja algo assim... sem mediação do governo”, completou.

Em fevereiro de 2021, Botelho chegou a ser retirado do cargo quando o ministro Alexandre de Moraes apontou ilegalidade na recondução de deputados estaduais para os mesmos cargos numa mesma legislatura e determinou que a ALMT realizasse uma nova eleição, que acabou levando Max ao comando do Legislativo.
No entanto, Botelho voltou a ser presidente por força de revisão de liminar do Supremo Tribunal Federal. No entanto, o mérito do processo ainda não foi votado. A última movimentação foi em 5 de março, quando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli pediu vista do processo.

Agora, a nova presidência seria a quarta consecutiva, mas primeira em nova legislatura. No entanto, o presidente aguarda resposta para sua consulta. “Depende deles, fizemos a consulta e vamos aguardar o que vai ser. Mas estamos muito tranquilos, chamei a deputada Janaina, vamos conversar, eu não quero que haja [problemas]... estamos muito bem alinhados. O Max [Russi] deixou na minha mão, falou, você pode conduzir do jeito que entender, então estou conduzindo na maior tranquilidade”, concluiu.

Outros nomes

Recentemente, a deputada Janaina Riva (MDB) desistiu de compor a futura Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ao Olhar Direto, a parlamentar afirmou que pleiteava a 1ª Secretaria, mas que recuou diante do afunilamento da disputa em torno dos nomes de Eduardo Botelho (UNIÃO), atual presidente da Casa, e de Max Russi (PSB), atual 1º secretário.

Conforme apurou a reportagem, a restrição ao nome de Janaina teria vindo do Palácio Paiaguás, embora publicamente o governador Mauro Mendes (UNIÃO) garanta que o Estado não vai interferir na eleição da Assembleia.

No cargo de presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso por três biênios consecutivos, o deputado estadual Eduardo Botelho vem avançando na busca do apoio dos deputados novatos. Parlamentares ouvidos pelo Olhar Direto confirmaram as conversas, mas ponderaram que as negociações ainda são prematuras e que novidades podem surgir. Procurado pela reportagem, Max Russi foi o único que não se manifestou sobre o assunto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet