Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

FUNÇÃO COBIÇADA

Janaina é contra veterano no comando da CCJ e defende que novatos possam ter 'protagonismo'

07 Fev 2023 - 18:10

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Marcos Salesse/OD

Janaina é contra veterano no comando da CCJ e defende que novatos possam ter 'protagonismo'
Primeira-vice-presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), a deputada Janaina Riva (MDB) defendeu o nome de um novato para comandar a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A função tem sido disputada principalmente pelo decano Sebastião Rezende (União) e pelo deputado de primeiro mandato, Júlio Campos (União), – Thiago Silva (MDB), no segundo mandato, também demonstrou interesse.


Leia também:
Nome de Júlio Campos ganha força e deputado 'novato' deve ser oficializado no comando da CCJR

“Vejo que o deputado Thiago, que já estava aqui, o próprio Júlio Campos, não tiveram oportunidade de passar por lá. O deputado Sebastião Rezende, respeito muito ele, mas teve oportunidade de passar por lá diversas vezes”, afirmou.

Ainda na avaliação de Janaina, a legislatura passada chegou a fazer mudanças no Regimento Interno para proibir que o líder do Governo assuma o comando de comissões, como ocorreu nos últimos anos, em que Dilmar Dal Bosco (União) presidiu a CCJ. A deputada defende que outros deputados tenham oportunidade de se destacarem dentro do Legislativo, não só aqueles que integram a Mesa Diretora.

“É preciso dar oportunidade de outros deputados serem protagonistas, pelo menos nas comissões. Júlio é um bom nome, foi tudo já, tenho certeza que sendo presidente irá fazer um bom trabalho. Vai ter paciência para debater, o que nós queremos”, declarou.

“Não dá para só chegar lá (na comissão) e ficar pegando assinatura, como acontece hoje. Não estou questionando os pareceres, pois normalmente são feitos pelos assessores, muito técnicos. Mas tem que ter disposição de tempo e queira fazer tudo isso. Sebastião é um excelente nome, mas já foi, vamos começar a dar oportunidade pros outros. Assim como na Saúde, onde eles se propuseram a fazer um rodízio. Isso que vou defender, todos os colegas devem ter oportunidade de ser protagonistas”, completou.

A definição de quem irá compor e presidir a CCJ e outras comissões permanentes deve ocorrer na reunião do Colégio de Líderes, marcada para a manhã desta quarta-feira (08).

Júlio mais forte

Conforme apurado pelo Olhar Direto, Júlio deve ser o escolhido para presidir a CCJ. Os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Thiago Silva (MDB) e Sebastião Rezende (UNIÃO) também pleiteavam o comando da CCJR. Segundo apuração, os três parlamentares – e mais o deputado Elizeu Nascimento (PL) – serão indicados para a vaga por seus respectivos blocos, porém nas últimas horas, a articulação de Júlio nos bastidores desbancou os colegas.

Toda comissão é composta por 5 membros titulares e outros cinco suplentes, que são convocados para votar as pautas quando há algum tipo de vacância ou desistência. 

Para participar das comissões, os deputados são indicados por seus líderes em blocos. Na semana passada, três blocos parlamentares foram anunciados após a cerimônia de posse dos novos deputados estaduais e contam com a participação de 13 dos 24 deputados estaduais.

Para nomeação dos membros das comissões parlamentares, é necessária que haja definição acerca da articulação dos 11 parlamentares restantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet