Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

PREFEITURA DE CUIABÁ

Janaina afirma que tendência é que MDB apoie candidato do governador em 2024

08 Abr 2023 - 08:01

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: JLSiqueira/ALMT

Janaina afirma que tendência é que MDB apoie candidato do governador em 2024
Vice-presidente regional do MDB, a deputada Janaina Riva afirmou que a imagem do prefeito Emanuel Pinheiro tem afugentado prefeitos e pretensos candidatos, que não querem concorrer às eleições de 2024 com a possibilidade de ter sua imagem atrelada a do gestor municipal. De acordo com a parlamentar, a questão deve impedir, por exemplo, que a legenda tenha candidato próprio na capital, reforçando a possibilidade de uma coligação com o nome que será lançado pelo União Brasil, partido do governador Mauro Mendes.


Leia também:
Janaina critica decisão unilateral do MDB nacional e diz que ação contra a intervenção é ‘descabida’

“O partido pensa em construir projeto próprio, sem a intervenção do prefeito. Inclusive, tem sido motivo de afastar candidatos do partido ele estar dentro da sigla. Vejo como muito remota a possibilidade de ter um candidato a prefeito do MDB com o Emanuel estando dentro do partido, pois todo mundo tem medo da rejeição que traz a imagem do prefeito, ainda mais trazendo o número do partido. O partido é grande, poderia ter candidatura, mas, infelizmente, reflete no estado todo”.

A avaliação foi feita diante da postura da executiva nacional do MDB, que por articulação de Emanuel propôs ação no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando a constitucionalidade da intervenção estadual na Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Afirmou que a influência do prefeito entre os comandantes nacionais pode provocar esvaziamento da legenda em Mato Grosso.

“O que a gente pode fazer é fazer um movimento de esvaziamento do partido e não sobrar mais ninguém. A pergunta que deve ser feita ao Emanuel é quantos prefeitos ficam se ele, por ventura, vier a ter o comando do partido. Acredito que só sobra ele, se não for afastado”, declarou.

Aliança com Mauro

Justamente por essa suposta dificuldade em lançar um nome do próprio partido, Janaina declarou que a tendencia é de que a sigla apoie o candidato do governador. O União tem ao menos cinco nomes cotados, sendo que o presidente da Assembleia, Eduardo Botelho, e o deputado federal, Fábio Garcia, são os principais.

Janaina explicou que a aliança ainda ganha mais força por conta de composições em outros municípios, como Várzea Grande, em que o MDB deve lançar o prefeito Kalil Baracat à reeleição. Então, o partido pode estar em uma composição em que a sigla não seja cabeça de chapa. "Acho difícil o partido ter uma cabeça de chapa, nas condições que estamos em Cuiabá".

Apesar da tendência, o presidente regional do MDB convidou formalmente Botelho a integrar os quadros do partido. Contam com a possibilidade de o parlamentar não conseguir viabilizar sua pré-candidatura no grupo de Mauro.

Enquanto isso, Emanuel já confirmou apoio ao vice-prefeito, José Roberto Stopa (PV), que se articular para construir o projeto de sucessão dentro da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), que também avalia outros nomes, como dos petistas Rosa Neide e Lúdio Cabral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet