Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

NA CAPITAL FEDERAL

Mauro tenta reunião sobre Parque da Chapada e busca encontro na Casa Civil para 'desmentir' VLT em Cuiabá

Foto: Da Assessoria

Mauro tenta reunião sobre Parque da Chapada e busca encontro na Casa Civil para 'desmentir' VLT em Cuiabá
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) deve se reunir em Brasília, na próxima quarta-feira (17), com os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Marina Silva, do Meio Ambiente, para tratar de dois assuntos que estão tomando muito tempo do Executivo Estadual nos primeiros dias de 2024: Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e o entrave envolvendo a possível instalação do VLT em Cuiabá. 


Leia mais
Dilmar não concorda com críticas contra Padeiro na Sinfra e pede paciência: 'muitas coisas não se resolvem em uma hora'


A agenda, que primeiramente estava prevista para acontecer nesta terça e quarta-feira (16 e17), ficou apenas para a quarta e está sendo fechada oficialmente por parte da assessoria do governador. O primeiro grande motivo do governador ir à Capital Federal é novamente tentar resolver a questão da gerência do Parque da Chapada. 

Além dos problemas envolvendo o trânsito na região do Portão do Inferno, Mauro quer uma resposta sólida sobre poder investir no local. A expectativa do governo é colocar mais de R$ 200 milhões para dar uma nova cara ao parque. 

Porém, de imediato, Mauro busca uma saída para resolver de uma vez por todas os problemas que envolvem o deslizamento da parte rochosa das imediações do Portão do Inferno, construindo uma nova passagem, seja ela por um túnel ou ponte. No entanto, para fazer qualquer tipo de construção na área, é necessário que o ICMBio seja favorável e por isso a saída é falar diretamente com o Ministério do Meio Ambiente. 

Outro assunto importante a ser tratado em Brasília pelo governador é a tentativa de barrar que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), coloque Cuiabá no PAC e encaminhe orçamento para que o VLT seja construído na capital, conforme busca o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). 

Mauro é totalmente contra o modal e por isso já começou as obras do BRT em Várzea Grande. No entanto, há uma expectativa por parte da Prefeitura de Cuiabá que o VLT seja aceito no PAC e com isso o modal em trilhos seja construído em Cuiabá, sendo totalmente executado pelo Governo Federal. 

Para tentar barrar, Mauro irá conversar com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para impedir que isso aconteça. Por enquanto, em caráter oficial, o Governo do Estado não confirmou a visita ao ministro. Mas, políticos ligados ao governador já anunciaram que a ida do governador para Brasília também tem esse encontro como meta.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet