Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

REUNIÃO EM BRASÍLIA

Estado espera que Ibama libere obra no Portão do Inferno; Botelho sugere transferência de competência para Sema

02 Abr 2024 - 10:15

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Daniel B Meneses/Secom-MT

Estado espera que Ibama libere obra no Portão do Inferno; Botelho sugere transferência de competência para Sema
Representantes do estado estarão nesta terça-feira (2) na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília, para tentar uma autorização para que possa dar início a obra emergencial nos paredões que ficam acima do viaduto do Portão do Inferno, na MT-251, estrada que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães.


Leia também
Representantes da Assembleia e governo citam expectativa de acordo em audiência sobre Transporte Zero


Na semana passada, o governo anunciou uma obra de retaludamento das encostas do Portão do Inferno. O processo vai impedir novos deslizamentos e permitir um novo traçado na rodovia.

De acordo com o governo, a proposta que está sendo desenhada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) é uma das soluções mais céleres que o governo encontrou para evitar novos deslizamentos de terras ou algo pior na região.

A expectativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), é que o Ibama transfira para Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) a responsabilidade de fazer o licenciamento e acompanhamento do processo.

“Nós esperamos que o Ibama faça a liberação emergencial ou transmita para o Estado de Mato Grosso, para a Sema, para que ela faça essa liberação. Ele pode também fazer isso, então a expectativa nossa é nesse sentido de que eles façam uma autorização para a Sema emitir esse parecer. E libere o mais rápido possível porque a chuva vai parar e nós queremos trabalhar lá para liberar”, ressaltou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, espera que a bancada do estado no Congresso Nacional ajude a articular no Ministério do Meio Ambiental a liberação do documento.

“Estamos alinhando para que possamos unir forças dentro do estado do Mato Grosso, primeiro com toda a nossa bancada estadual, bancada federal, com os órgãos que estão aqui no estado, ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], Ibama todos juntos para que possamos trabalhar num licenciamento muito célere e para que possamos acelerar essa solução de Chapada dos Guimarães”, destacou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet