Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política MT

SINAL AMARELO

'Poder público não consegue atender as demandas se não houver colaboração da sociedade', diz secretária sobre queimadas

13 Mai 2024 - 09:34

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

'Poder público não consegue atender as demandas se não houver colaboração da sociedade', diz secretária sobre queimadas
Diante das previsões negativas para o período de seca no estado, o governo vem adotando medidas de precaução para evitar que incêndios de grandes proporções sejam registrados, principalmente na região do Pantanal.


Leia também
“Criminosos migram para onde tem situação mais cômoda”, diz chefe do MPE ao defender estadualização de leis


No entanto, a secretária de estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou que além das ações adotadas pelo poder público, a sociedade também deve se conscientizar e não realizar queimadas no momento mais crítico do ano.

Ela comentou que parte dos grandes incêndios ocorrem por influência humana.

“Precisamos da colaboração da sociedade porque o poder público não consegue atender a todas as demandas se a sociedade não colaborar fazendo a sua tarefa de evitar o uso irregular do fogo, de colaborar com os órgãos de atuando de forma preventiva e também as comunidades naquela primeira atuação", destacou.

“O que nós temos feito com todas as comunidades, com os municípios, com os indígenas, também com os sindicatos rurais é de que eles possam juntamente conosco ser capacitados para primeira resposta. Essa primeira resposta pode, em muitos incêndios de grandes proporções, apoiar a atuação do Corpo de Bombeiros que depois pode eliminar por completo foco de calor”, complementou.

O estado espera mais focos de calor do que foi registrado no ano passado, por isso, dobrou os investimentos necessários para investimento de programas que evitem ou que ajudem a controlar, de forma mais célere, as chamas.

Além disso, a medida é adotada para evitar que o mesmo cenário do ano passado seja repetido. Em novembro, parte da região do Pantanal mato-grossense foi atingida por um grande incêndio que destruiu mais de 20 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas, entre Poconé e Barão de Melgaço.

O fogo causou grandes impactos ambientais, causando morte de animais e extinção de áreas verdes. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em menos de 15 dias houve mais de 3 mil focos de incêndio no bioma, um recorde histórico que não era registrado desde 2002.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet