Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

MANIFESTAÇÃO

Servidores da Educação 'fecham' Centro Político por aumento e concurso; governo destaca investimentos, RGA e 15º salário

20 Mai 2024 - 10:14

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Servidores da Educação 'fecham' Centro Político por aumento e concurso; governo destaca investimentos, RGA e 15º salário
Servidores da Educação se mobilizam na frente da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nesta segunda-feira (20) para cobrar respostas às reivindicações da categoria, como aumento salarial e realização de concurso público. Por outro lado, a Seduc destacou, por meio de nota, os trabalhos realizados pelo governo para atender as reivindicações da categoria, como pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e 14° e 15° salário, além de investimentos na infraestrutura das unidades educacionais, oferecendo um espaço com condições adequadas aos professores, trabalhadores e alunos.


Leia também
Pivetta relata sofrimento de amigos em meio a enchentes e diz que tenta ajudar da melhor maneira


A concentração começou às 8h no Centro Político Administrativo. Os trabalhadores fecharam a pista e estão sentados em frente à sede da pasta, com um carro de som, aguardando uma reunião com o secretário Allan Porto.

“Estamos apresentando [demandas] prioritárias, como o fim do confisco das aposentadorias e pensões que o governo faz essa maldade com os nossos aposentados e pensionistas, e quem sofre são da Educação. Uma resposta da nossa campanha salarial que apresentamos ao governo que prevê a aplicação de ganho real, que seria a inflação do período mais 9,16% enquanto ganho real”, explicou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Pública de Mato Grosso, Valdeir Pereira.

Ele comenta que a Seduc estabeleceu uma comissão para discutir a realização de concurso público, mas não atende a todos os setores da Educação o que, segundo o presidente, não resolveria o problema.

“A considerar que só de professores nós temos praticamente 60% de interinos, além das vagas para apoio e técnico, que é número bastante significativo e que já demanda, de imediato, concurso público, no entanto, mesmo que há uma manifestação de constituir uma comissão, essa discussão está voltada somente para professor e não contemplando todas as vagas”, explicou.

Além de chamar a atenção do governo, os servidores estão realizando uma assembleia geral para discutir os gargalos do setor, principalmente do interior, e a possibilidade de um indicativo de greve.

Veja a nota na íntegra do posicionamento da Seduc:

NOTA SEDUC:
O Governo de Mato Grosso tem priorizado a oferta de educação de qualidade para alunos e criando condições de trabalho para os profissionais do setor, com:
1. Pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e criando o 14° e 15° salário dos profissionais da Educação, na melhoria de resultados e dos índices de aprendizagem;
2. Investimento na melhoria da infraestrutura das escolas estaduais, proporcionando melhores condições de trabalho e aprendizado;
3. O governo informa ainda que a realização de concurso público para a Educação está em fase de estudo, com três reuniões já realizadas para analisar as necessidades do setor e o impacto financeiro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet