Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

​Fim da celeuma

Fábio Garcia aceita ser coordenador da campanha de Botelho e três deputados irão compor conselho político

Foto: Reprodução

Fábio Garcia aceita ser coordenador da campanha de Botelho e três deputados irão compor conselho político
O secretário-chefe da casa Civil, deputado federal licenciado Fábio Garcia (União) acaba de aceitar assumir a função de coordenador-geral da campanha do deputado estadual Eduardo Botelho (União) a prefeito de Cuiabá. O convite já havia sido feito, mas Fábio, que disputou internamente com Botelho a vaga de pré-candidato da legenda, estava postergando a decisão.


Leia também:
Botelho comemora liderança em pesquisa: 'mostra que estamos também no caminho certo'

 
O “sim” de Garcia se deu em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (03) entre aquele que deve ser o núcleo duro da campanha de Botelho. Na mesma mesa de discussões se deliberou que os deputados estaduais Beto Dois a Um (União), Janaina Riva (MDB) e Paulo Araújo (PP) vão compor o conselho político que vai ditar a campanha de Botelho em Cuiabá.
 
A deputada federal Gisela Simona (União), que tem cargo de direção municipal no partido, desempenhará uma função mais próxima dos candidatos a vereador do grupo político. Ainda não há definição sobre quem será o vice de Botelho, mas as discussões têm se afunilado em torno dos nomes de Felipe Wellaton (PRD), secretário-adjunto de Turismo, e Grasielle Bugalho, Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).
 
Para poderem concorrer ao cargo de vice-prefeito, mesmo sem a definição da chapa, tanto Wellaton quanto Bugalho terão de se desincompatibilizar dos atuais cargos que ocupam até o próximo dia 6, data limite de quatro meses que antecedem o pleito eleitoral.

WS quer participar
 
Fontes próximas ao núcleo duro da pré-campanha de Botelho garantem que o deputado estadual Wilson Santos (PSD) também quer participar do conselho político do pré-candidato do União Brasil, mas ele ainda não pôde ser oficializado porque tem pendências partidárias para resolver.

O presidente do PSD em Mato Grosso, ministro da Agricultura Carlos Fávaro, está de cabeça no projeto de pré-campanha do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que lidera a Federação Brasil da Esperança PT-PV-PC do B, e deve conduzir o partido a apoiar Lúdio e possivelmente indicar o vice. Para entrar na campanha de Botelho, Wilson precisaria de autorização do partido.
 
Fim da celeuma

O “sim” dado a Botelho coloca um fim na celeuma que se instalou entre Fábio Garcia e o pré-candidato escolhido pelo União Brasil. O clima entre os dois “azedou” durante a disputa interna que se instalou no partido para definir quem seria o nome do grupo governista a disputar a Prefeitura de Cuiabá.
 
Garcia tinha preferência do governador Mauro Mendes (União) e da primeira-dama Virgínia Mendes, além do grupo mais próximo do governador. Botelho, por sua vez, costurou apoio junto ao resto do partido e chegou a ameaçar sair do União caso não conseguisse espaço. A possibilidade de “perder” o atual presidente da Assembleia Legislativa para um possível partido de oposição ascendeu luz de alerta no Palácio Paiaguás naquela ocasião.
 
Sem querer a desfiliação de Botelho e diante da decisão da maioria dos filiados, não houve outra alternativa ao governador que não fosse aceitar o deputado estadual como pré-candidato do União a prefeito de Cuiabá. A decisão, no entanto, não foi bem aceita por Garcia, que soltou inúmeras farpas e indiretas a Botelho, sugerindo que ao colega de partido faltou ‘lealdade’ na disputa interna.
 
Desde então, Botelho trabalhou para, com o tempo, reconstruir as pontes com Garcia. Com o diálogo retomado, inclusive por obrigações institucionais – um é presidente da Assembleia e o outro trata da relação política do Palácio com os outros Poderes – os ânimos se acalmaram até que enfim Botelho chamou Fábio para ser seu coordenador político na campanha. O chefe da Casa Civil desconversou em público por semanas e, enfim, aceitou o chamado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet