Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

Na Assembleia para

Secretário de Saúde prestará esclarecimentos sobre destinação de emendas a programa de cirurgias

19 Jun 2024 - 14:13

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Rafael Machado

Foto: Marcos Vergueiro/Secom

Secretário de Saúde prestará esclarecimentos sobre destinação de emendas a programa de cirurgias
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, afirmou que o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, irá à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quinta-feira (20) para prestar esclarecimentos sobre a destinação de emendas para o programa Fila Zero Cirurgias, que visa reduzir a espera por procedimentos eletivos em Mato Grosso por meio de parcerias.


Leia também
Deputado Nininho anuncia que vai deixar partido de Fávaro: "Não me sinto confortável"


O programa foi lançado em abril de 2023 em substituição ao programa Mais MT Cirurgias. No entanto, após a aprovação da PEC que aumentou o percentual das emendas de execução obrigatória dos deputados estaduais de 1% para 2%, ficou definido que 50% desses recursos serão reservados para ações e serviços públicos de saúde. 

Garcia esteve em reunião com deputados estaduais na manhã desta quarta-feira e, segundo ele, os parlamentares apresentaram as dificuldades que estão enfrentando na aprovação de recursos para o projeto. Ele afirmou que a ida de Gilberto é para tentar tentar alinhar a situação e fazer com que o assunto trâmite o mais rápido possível. 

“Foi uma reunião com vários deputados. Conversamos sobre as emendas das cirurgias, que é um programa muito importante para o Estado de Mato Grosso, que busca, na verdade, poder reduzir as filas de cirurgias em todo o Estado de Mato Grosso. Então, a gente gostaria muito que isso funcionasse, e a gente gostaria muito do envolvimento dos deputados nesta ação, que é importante para a saúde pública”, disse Garcia após o encontro com os parlamentares na manhã deste quarta-feira (19).  

“A gente conversou um pouco sobre as dificuldades na aprovação dos recursos. Amanhã o secretário Gilberto vem aqui também para tentar esclarecer essa questão, mas o nosso objetivo é que esse programa possa funcionar, esteja aberto para as emendas, que os deputados possam indicar as emendas para o MT-Cirurgia para ajudar a diminuir as filas de cirurgia no Estado”, completou. 

Segundo ele, como se trata de um método novo, tanto o governo quanto os parlamentares e prefeitos, que são responsáveis por apresentar os planos de trabalho, ainda estão aprendendo a lidar com a destinação das emendas para esse programa. 

O chefe da Casa Civil afirmou ainda que esse processo leva um tempo e que o governo está empenhado em garantir que todos os envolvidos compreendam “muito bem” o funcionamento do programa, para que a execução seja o mais rápido possível.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet