Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política MT

SEGURANÇA PÚBLICA

Mauro dispara novamente contra instalação de câmeras em fardas policiais e diz: "só após a minha prisão"

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro dispara novamente contra instalação de câmeras em fardas policiais e diz:
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) voltou a subir o tom contra projetos que propõem a instalação de câmeras em uniformes policiais. Após declarar, há algumas semanas, que resistiria "até a última gota de sangue" contra a implementação desses dispositivos, o chefe do Palácio Paiaguás afirmou na última sexta-feira (21) que a instalação de câmeras em uniformes de policiais só ocorrerá após sua prisão e que essa não será uma política implantada sem se governo. 


Leia também
Após quase 10 anos, Justiça anula ação sobre assalto a banco que teve como base grampos ilegais


A declaração de Mendes ocorreu durante o II Simpósio de Patrulhamento Tático no combate a facções criminosas. Participaram do evento diversas autoridades do ramo, além do secretário de Segurança de Minas Gerais, Rogério Greco, e o secretário de Segurança de São Paulo, Guilherme Derrite - que era contrário à instalação dos equipamentos, mas tem mudado seu discurso. 

“Enquanto as facções crescem no país, enquanto o Brasil sofre e as pessoas se matam, a grande mensagem que vem de Brasília e a grande discussão e solução para a segurança é colocar câmera na farda de um policial. Para mim, isso é um completo absurdo e hipocrisia, inversão completa de valores. Nós queremos vigiar nossos policiais como se eles fossem os grandes criminosos deste país. Meu Deus, que loucura! Que loucura!”, disse Mendes, sob aplausos.

“Enquanto o crime se organiza, nós batemos a cabeça. As leis são confusas, são frouxas, são inadequadas, são antiquadas, são antigas e não estão à altura de combater esta nova realidade. Enquanto isso, o grande debate é se colocar ou não uma câmera nas fardas dos policiais. Eu queria dizer aos senhores, já disse e repito: aqui, no estado de Mato Grosso, só o dia que decretar minha prisão que eu vou autorizar a fazer isso”, disse o governador, para uma nova salva de palmas. 

Em Mato Grosso, o deputado Wilson Santos (PSD) é autor do projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de câmeras de vigilância nas viaturas, aeronaves, embarcações, fardas e/ou capacetes dos policiais militares de Mato Grosso. O projeto tramita na casa de leis. Em uma das últimas movimentações, foi retirado da pauta de votação e discussão dentro da Comissão de Segurança Pública.

O governador afirmou ainda que o Brasil vem cometendo seguidos equívocos no combate à segurança. Ele citou que o Brasil é o 5º país do mundo que mais investe em segurança pública,mas que em contrapartida, dentre 198 países, o é o 22º mais violento e mais inseguro do planeta. 

“Olhar que inversão. De 30 cidades mais violentas do mundo, 10 estão no Brasil”, contou. Para ele, se o Brasil não tomar as lições corretas no sentido de coibir o crime organizado, sofrerá grandes consequências. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet