Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

APÓS ASSASSINATOS DE TRABALHADORES

Projeto permite motorista de app a recusar passageiros bêbados e a instalar botão do pânico, rastreador e câmeras

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Projeto permite motorista de app a recusar passageiros bêbados e a instalar botão do pânico, rastreador e câmeras
Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que estabelece medidas de segurança para os usuários e motoristas de aplicativo de transporte de passageiros em Mato Grosso. Um dos pontos que chamou a atenção foi a permissão para que o motorista possa recusar corrida com passageiros que apresentem sinais de embriaguez.


Leia também
Deputado de MT quer multar porte e consumo de drogas em um salário mínimo


Além disso, a proposta criada pela Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte ainda deixa a critério do motorista aceitar ou não pessoas que demonstrem estarem sob efeitos de substâncias psicoativas, como drogas.

O PL obriga as empresas de aplicativo de transporte de passageiros a exigirem dos usuários e dos profissionais a apresentação de documento oficial com foto, CPF e certidão de antecedentes criminais (apenas para o motorista).

Além disso, o texto possibilita que as empresas possam fazer reconhecimento facial antes de iniciar a corrida para garantir a segurança dos motoristas, como também a instalação do botão do pânico e rastreador nos veículos.

A medida foi tomada após a morte dos motoristas de aplicativo Elizeu Rosa Coelho, Márcio Rogério Carneiro e Nilson Nogueira em abril deste ano na região metropolitana. Eles foram mortos por um grupo de três suspeitos, sendo dois menores de idade, a pauladas e facadas após aceitarem corridas solicitadas por eles.

Segundo o delegado responsável pelo caso, Nilson Farias, o trio tinha como objetivo matar um motorista por dia.

O projeto ainda permite que as empresas ou os motoristas instalem câmeras nos veículos, desde que informem em local visível sobre o monitoramento.

O PL foi aprovado em primeira votação na última semana e, na terça, segue para segunda votação e depois para a análise do governador Mauro Mendes (União) para sanção ou veto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet