Olhar Direto

Terça-feira, 06 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Fotos

Aglomeração e até beijo com máscara: veja retratos do descuido com a covid-19 em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Aglomeração e até beijo com máscara: veja  retratos do descuido com a covid-19 em Cuiabá
A entrega de máscaras feita pelo Governo do Estado na manhã da última quinta-feira (16), em Cuiabá, chamou atenção para a falta de preparo das pessoas em utilizar os equipamentos de proteção, o desrespeito da orientação de se manter uma distância segura e a despreocupação com a severidade do coronavírus, que já matou cinco pessoas em Mato Grosso, sendo uma na capital mato-grossense.


Leia mais:
Primeira vítima de coronavírus em Cuiabá era homem e estava em hospital privado
 
O repórter fotográfico do Olhar Direto, Rogério Florentino, flagrou várias situações preocupantes nesta quinta-feira (14), em frente a Caixa Econômica Federal (CEF), no Centro de Cuiabá.
 
A primeira delas, visível à distância, é a aglomeração que se fez presente em frente a agência bancária. A quilométrica fila tinha pessoas a centímetros de distância uma da outra e muitas vezes até se tocando.



Em um dos registros feito pela reportagem, duas pessoas, que estão usando máscaras, tentam se beijar com os equipamentos de proteção, que são feitos justamente para manter distância de fluídos corporais uns dos outros.
 
Muitos outros também demonstraram despreparo para utilizar as máscaras, colocando-as abaixo do pescoço, o que é expressamente não recomendado por especialistas, já que derruba a eficácia do equipamento.
 
Como usar corretamente a máscara de tecido?
 
O uso da máscara de tecido deve ser individual, não devendo ser compartilhado. Como a máscara de pano não tem o poder de filtrar, enquanto estiver vestindo a máscara, evite tocar olhos, nariz e boca. O vírus pode estar exatamente ali, na frente, e ao tocar ele pode ser fixar na máscara que vai facilitar a entrada.
 
Sempre remova a máscara pela parte de trás, pois a parte externa pode acumular sujeiras, partículas e gotículas que podem conter vírus diversos e germes, não só o coronavírus, por isso não é recomendável baixar a máscara para o pescoço e depois colocar de volta no rosto, muito menos descer a máscara abaixo do nariz e depois retornar na posição original. Ela deve ser colocada uma vez sobre nariz boca e queixo e o ideal é não tocar mais nela.
 
Você pode ficar com a mesma máscara por no máximo duas horas, então se for ficar mais tempo fora de casa, leve uma sacola com vedação, de preferência, para depositar a máscara suja, e leve máscaras novas para trocar. É preciso trocar a máscara quando ela ficar úmida e lavá-la todos os dias.
 
Como limpar sua máscara de pano?
 
O Ministério da Saúde recomenda higienizar sua máscara da seguinte maneira: quando chegar em casa, deixe de molho em água sanitária por 30 minutos. Aí, é só realizar o enxágue, deixar secando e passar o ferro quente. A máscara de pano deve ser guardada em um saco plástico e descartada ao sinal de deterioração ou funcionalidade comprometida.
 
Importante: apenas a máscara de pano pode ser lavada. As máscaras cirúrgicas e a N95 não podem ser lavadas nem reutilizadas.
 
Como fazer sua máscara de tecido?
 
O Ministério da Saúde fez um passo a passo pra ajudar você a fazer sua máscara e aprender a cuidar e higienizar:



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet