Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Política MT

SANEAMENTO

Candidato a prefeito de VG, Emanuelzinho propõe Estação de Água no Chapéu do Sol

Foto: Reprodução

Candidato a prefeito de VG, Emanuelzinho propõe Estação de Água no Chapéu do Sol
Para solucionar o problema na distribuição de água nos bairros, o candidato a prefeito de Várzea Grande, deputado federal Emanuelzinho (PTB), propõe a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) na região conhecida como Chapéu do Sol. 


Leia mais:
“Incêndio florestal no Pantanal está consumindo milhares de vidas”, reforça advogada
 
“A região do Chapéu do Sol tem a água mais limpa do Rio Cuiabá. Ali, planejamos construir uma Estação de Tratamento de Água ligando ao reservatório do bairro São Mateus que é uma das regiões mais altas da cidade. Daí, conseguiríamos distribuir a água por gravidade a diversos bairros e com menos consumo de energia”, explica. 
 
Para emplacar o projeto de construção da Estação de Tratamento de Água na região do Chapéu do Sol, Emanuelzinho afirma que o município não dispõe de investimentos próprios, o que naturalmente exigirá do prefeito intensa articulação política principalmente com o governo federal. 

De acordo com Emanuelzinho, a proposta é encarar esse problema de frente por meio de quatro eixos, captação, tratamento de água, armazenamento e distribuição. “A partir dessa nova estação iremos criar um armazenamento de água na região do São Matheus, onde fará uma ligação direta com uma caixa d’água que irá distribuir a água por gravidade, economizando energia. E com esse recurso da economia de energia, utilizaremos para o investimento na revisão de tubulações e encanamentos, para que possamos conter vazamentos e fazer a água chegar de vez na casa das pessoas”, explicou.
 
“Primeiro, precisaremos de projetos. Por isso, vamos nomear uma equipe técnica no DAE [Departamento de Água e Esgoto] com engenheiros qualificados. A partir destes projetos prontos, vamos dialogar com os ministérios em Brasília para conseguir o dinheiro e assim resolver esse problema de má distribuição de água em Várzea Grande que sacrifica as famílias”, disse. 
 
De acordo com estudo do Instituto Trata Brasil, das 100 maiores cidades brasileiras, Várzea Grande é a 93º em distribuição de água e tratamento de esgoto. O estudo foi divulgado em março deste ano com o intuito de auxiliar os municípios na formulação de políticas públicas em prol de cada população.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet