Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

CASOS SEGUEM AUMENTANDO

Covid-19 matou mais de 4,5 mil mato-grossenses em menos de oito meses; veja homenagem

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Covid-19 matou mais de 4,5 mil mato-grossenses em menos de oito meses; veja homenagem
Há quase oito meses, Luiz Nunes, de 54 anos, se tornou a primeira pessoa em Mato Grosso, a morrer de covid-19, no dia 3 de abril. Nesta data, o estado estava com apenas 44 casos confirmados do novo coronavírus, número distante dos quase 180 mil infectados, segundo dados do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), divulgados nesta quarta-feira (30). O número de óbitos ultrapassou 4,5 mil.


Leia mais:
Empresário do ramo da publicidade morre vítima da Covid-19 em Cuiabá

Luiz Nunes era morador do município de Lucas do Rio Verde (a 286 km de Cuiabá). Gerente de um supermercado local, ele havia viajado para o Sul do país e retornado para a cidade ao final de março. No dia 26 daquele mês ele procurou pela primeira vez a rede privada de saúde após apresentar sintomas da doença e posteriormente no dia 29 foi atendido pela rede pública, sendo encaminhado ao Hospital São Lucas.

O quadro de Luiz piorou ao longo dos dias ao ponto de ser internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O caso de Luiz foi tratado como suspeito até o dia 2 de abril, quando o resultado do exame atestou que ele realmente estava infectado com covid-19. Menos de 24h depois da confirmação, ele faleceu, deixando esposa, filhos e netos.

Quando o gerente de supermercado morreu, Lucas do Rio Verde tinha apenas um segundo caso confirmado no município, assim como Nova Monte Verde. Rondonópolis (6), Várzea Grande (4), Tangará da Serra e Sinop (3) também registraram casos, enquanto Cuiabá já era a cidade mais crítica naquela época, com 25 casos confirmados. A última atualização do boletim epidemiológico, desta terça-feira (29), apontou que a capital mato-grossense soma mais de 40 mil casos e mil mortos.

No mês em que Luiz faleceu, outras 13 pessoas também se tornaram vítimas fatais da covid-19. Já em maio, o número saltou para 70, enquanto em junho foram 708 vidas perdidas. O estado chegou próximo dos 2 mil mortos já em julho, quando registrou 1919 mortes, e ainda em agosto o número chegou em 2.944 mortos. Posteriormente, em setembro, 3.606 mortes foram registradas, mas foi em outubro que Mato Grosso ultrapassou 4 mil mortes.

Se comparada a evolução com os demais meses, novembro e dezembro tiveram uma taxa de crescimento no número de vítimas fatais inferior, registrando 4227 e 4506 (dado coletado em 30 de dezembro de 2020), respectivamente, um aumento de quase 280 mortos entre um mês e outro.

São mais 4,5 mil vidas, amigos, familiares, vizinhos, sonhos e futuros perdidos. Por meio do vídeo abaixo, o Olhar Direto presta homenagem a Luiz, Otávio, Josué, Patrícia, Benedito, Norma, Keila, Rosa, Rogério, Silvana e tantos outros que morreram nesse ano em decorrência do novo coronavírus.
 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet