Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Pior índice de isolamento do país

Quase 3 pessoas morreram com Covid-19 por hora na última semana em MT

Foto: Reprodução

Quase 3 pessoas morreram com Covid-19 por hora na última semana em MT
Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que entre os dias 16 e 25 de março quase 3 pessoas morreram por hora em Mato Grosso em decorrência do vírus da Covid-19. Nesse período, em que foram registrados 650 óbitos, o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, indica como uma das causas o fato do estado ser o pior no que diz respeito ao isolamento social, em relação ao restante do país.


Leia também:
Mato Grosso tem o pior índice de isolamento social do país, aponta pesquisa

“Somente esta semana registramos o número de mortes por dia mais alto do Estado desde o início da pandemia. Na última segunda-feira, dia 22 de março, 125 pessoas vieram a óbito por causa da Covid-19. É um número que muito nos preocupa e lamentamos muito por essas vidas perdidas”, comentou.

Gilberto destacou ainda que o isolamento social, pouco praticado no estado, é uma uma das principais medidas para reduzir a curva do contágio da doença e, por consequência, o número de mortes,. Durante a semana, o ranking da Inloco apontou Mato Grosso com o menor índice do país, abaixo dos 30%.

“O ideal seria que conseguíssemos cumprir pelo menos 50% de isolamento social da população, mas estamos muito aquém disso. Precisamos da consciência coletiva para reduzir esse contágio, reduzir o número de internados e de mortes. Enquanto a população não tiver essa consciência, o Estado não vai vencer esse vírus”, afirmou Gilberto.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Governo de Mato Grosso abriu 547 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento dos casos graves da Covid-19. No entanto, na quinta-feira, a taxa de ocupação era de 98% para UTIs.

“Enquanto não praticarmos o isolamento social, não vai adiantar abrir leitos. E, nesse momento, o grande problema para colocar mais UTIs em funcionamento não é falta de recurso, é falta de profissionais especializados em terapia intensiva. Então, o isolamento social é mais do que necessário, é urgente”, pontuou o secretário de Saúde.

Números da pandemia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (25), 297.712 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 7.168 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Apenas nas últimas 24 horas foram 73 mortes pela doença, entre elas a de um homem de 27 anos de Várzea Grande.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 508 internações em UTIs públicas e 551 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,11% para UTIs adulto e em 66% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (64.193), Rondonópolis (22.837), Várzea Grande (19.011), Sinop (14.917), Sorriso (11.344), Tangará da Serra (10.718), Lucas do Rio Verde (10.105), Primavera do Leste (8.762), Cáceres (6.530) e Nova Mutum (5.670). 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet