Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

registrado na polícia

Coren diz que aguarda enfermeira para formalizar denúncia contra Hospital São Judas Tadeu

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Coren diz que aguarda enfermeira para formalizar denúncia contra Hospital São Judas Tadeu
O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) informou que aguarda a técnica de enfermagem Amanda Delmondes Benício para formalizar a denúncia contra o Hospital São Judas Tadeu em Cuiabá. Na manhã desta segunda-feira (5), ela relatou à Polícia Civil e imprensa diversas irregularidades que teriam causado o falecimento de pacientes internados com Covid-19. Na ocasião, disse que teria procurado o órgão e informado sobre os casos.


Leia mais:
Técnica de enfermagem que denunciou hospital responde a processo por invadir e causar tumulto em UTI Covid

“Nós estamos aguardando o recebimento dessa denúncia formal considerando que não se trata de conduta profissional dela. Então não tem como acionar por oficio um procedimento de apuração. Como se trata de uma conduta que ela reputa a uma organização hospitalar é necessário que ela formalize ao Conselho para o Conselho tomar as medidas e essas medidas seriam iniciadas com a fiscalização e se proceder os fatos, o encaminhamento seria para o Ministério Público Federal”, disse o presidente do Coren, Antônio César.
 
Ainda conforme o presidente, qualquer conduta que está sendo imposta ao profissional que contraria os princípios éticos da profissão e que afetem a segurança do paciente devem ser denunciadas.
 
A técnica de enfermagem trabalhava no Hospital São Judas Tadeu e registrou um boletim de ocorrências após ser demitida. Ela disse que fecharam o centro cirúrgico e fizeram uma semi-UTI. Afirmou que não tem sedação, medicamentos, disse que estão amarrando pacientes porque estão acordando.
 
A técnica de enfermagem disse que tentou comunicar aos donos do hospital sobre a situação que os pacientes estavam passando. Ela buscou pelas redes sociais, mas suas mensagens não teriam chegado aos donos. Ela conversou com outras pessoas e depois foi comunicada da demissão.
 
Em nota, a direção do hospital negou veementemente todas as denúncias feitas pela técnica de enfermagem quanto às condutas supostamente promovidas em desfavor da saúde dos pacientes.
 
“As acusações espúrias foram proferidas por uma funcionária que trabalhou 50 dias na Instituição, e foi demitida na semana passada justamente por práticas dissonantes com as exigidas pelo Hospital e, por isso, utiliza-se dessa pauta com cunho de promover retaliação e vingança”, diz trecho da nota.
 
O hospital destaca ainda que as afirmações são desprovidas de qualquer fundamento e principalmente provas. Diante disto e de toda a gravidade da questão, a direção revelou que está empenhada adoação das medidas cíveis e criminais cabíveis em face da profissional. “Isso será a maior resposta que poderemos dar a população”.
 
“De qualquer forma, reforçamos que o Hospital São Judas Tadeu é uma Instituição séria e respeitada, com histórico de excelência em serviços prestados à população cuiabana há mais de 35 anos. Sempre atuamos com profissionais sérios e comprometidos com a ética e o bem-estar dos pacientes e assim permaneceremos nossa caminhada”, finaliza a nota.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet