Olhar Direto

Segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

bolsonarista nega

Chamada de 'Karol Conká', Edna aponta racismo em provocação de Dilemário durante sessão; assista

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Chamada de 'Karol Conká', Edna aponta racismo em provocação de Dilemário durante sessão; assista
A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), utilizou as redes sociais para desabafar sobre um caso de racismo sofrido durante uma sessão na Câmara, nesta terça-feira (28). Na publicação, Edna afirma que foi “agredida verbalmente com ofensas racistas” ao ser comparada à Karol Conká pelo vereador Dilemário Alencar (Podemos) que, ao Olhar Direto, negou ter sido preconceituoso.


Leia também:
“Não foi porque presidente falou”, afirma Mauro sobre redução de ICMS na gasolina, internet e energia elétrica

“Hoje, fui agredida verbalmente com ofensas racistas na câmara municipal. Fui comparada a Karol Conka como se fosse depreciativo pra mim (...) Uma mulher preta com poder de fala, com autonomia, incomoda! A gritaria histérica do vereador foi porque não votei em homenagens para gente corrupta, menos ainda para Bolsonaro e seus ministros”, disse Edna no Instagram, sem citar diretamente Dilemário, mas fazendo referência às suas falas na tarde de terça-feira. O caso aconteceu durante a votação pelo título de cuiabana da Ministra da Agricultura, Teresa Christina, proposto por Maria Avalone (PSDB).
 
 

Durante a sessão, Dilemário afirmou que Edna estaria fazendo politicagem ao votar contra. "Ela está expondo uma mulher, uma colega dela, só para fazer politicagem, em cima de uma colega mulher. É triste ver essa atitude, é por isso que ela é apelidada aqui em Cuiabá como Karol, não vou nem terminar né, aquele personagem que foi mais rejeitado do BBB".

No Instagram, a deputada reforçou seu posicionamento contrário à concessão do título, que foi aprovado. “Não faço homenagem a quem defende o modelo de agro destruidor da natureza e quer destruir terras indígenas, levando pra lá o modelo de agricultura contra a natureza, concentrador de riquezas que faz bilionários com apoio estatal enquanto a fila do osso aumenta e eles não se importam”.

Em contato com Olhar Direto, Dilemário revelou-se surpreso por ter suas falas associadas a um tom racista e acredita que Edna não o citou na publicação porque "sabe que não levei para esse lado". O vereador reforçou que a petista estaria fazendo politicagem e acredita que sua fala direcionada à Edna não possui tom racista. “Tratei Edna sempre com educação e tranquilidade”, alegou. 

Dilemário afirmou que Edna estaria se vitimizando com a publicação. “Mais uma vez Edna está se vitimizando. Isso não cola. (...) Se ela acha que eu fui racista, que procure e denuncie. Se tem alguma fala racista na minha fala [que denuncie]. A fala é pública. A transmissão da sessão da câmara é ao vivo e fica armazenada”. O momento em que o parlamentar compara Edna com Karol Conká pode ser conferido abaixo, a partir de duas horas e 55 minutos.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet