Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Municípios Conectados

TCE-MT lança projeto para garantir segurança, qualidade e eficiência na prestação de contas

Foto: Assessoria

TCE-MT lança projeto para garantir segurança, qualidade e eficiência na prestação de contas
Fomentar a modernização do atual ambiente de tecnologia da informação dos entes fiscalizados visando garantir a alta disponibilidade de integração com o Tribunal de Contas do Estado de MT (TCE-MT). É o que visa o projeto “Municípios Conectados”, que dá continuidade ao programa de modernização de Tecnologia da Informação.


Leia mais: 
Secretaria de Tecnologia apresenta novo sistema para facilitar transmissões de dados das prefeituras ao TCE

Conectar às cidades mais carentes de recursos e infraestrutura com condições técnicas para prestação de contas com eficiência, segurança e qualidade são os pontos buscados pelo programa que espera atender, inicialmente, 70 municípios em MT. Para contratar o serviço de Data Center Compacto, será feito pregão presencial do tipo menor preço global.

Problema histórico e recorrente durante o atual biênio (2020/2021), o órgão de controle registrou inúmeros pedidos de prorrogação de prazo, reabertura de cargas e exclusão de penalidades justificadas em cima de falhas tecnológicas e dificuldades na transmissão de dados.  

Após um estudo técnico na Central do APLIC e na infraestrutura tecnológica dos fiscalizados, determinado pelo presidente, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, a Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação (STI) identificou que grande parte dos jurisdicionados já teve ou tem problemas sérios para envio de informações ao tribunal.  

Em pesquisa realizada junto aos gestores, constatou-se que entre as causas mais comuns estão a indisponibilidade ou instabilidade de tecnologia. Percebeu-se ainda uma preocupação quanto à segurança dos computadores com a instalação de antivírus e que quase a totalidade dos jurisdicionados já detectaram a tentativa de ataque aos seus servidores. 

“De posse dessas informações, restou claro que os fiscalizados estão correndo sério risco em perder informações relevantes, entre elas, as que devem ser encaminhadas à Corte de Contas. Verificou-se ainda que não há uma coesão tecnológica nos municípios quanto à estrutura necessária para oportunizar uma comunicação em tempo real com o Tribunal de forma a dar ainda mais efetividade e eficiência no controle externo”, diz trecho do estudo técnico.  

Unificar e otimizar os equipamentos, licenças, gestão de TI, em um único local físico adequado às normas técnicas, com a ampliação e modernização do ambiente formando um Data Center Seguro. Fomentar a modernização do atual ambiente de tecnologia da informação dos entes fiscalizados visando garantir a alta disponibilidade, integração com o Tribunal de Contas.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet