Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Cidades

nove resgatados

Grupo resgatado na Cascata dos Namorados não estava com guia e secretário alerta sobre cabeça d' água: "vem quando você menos espera"

Foto: Fernando José

Grupo resgatado na Cascata dos Namorados não estava com guia e secretário alerta sobre cabeça d' água:
Os banhistas que ficaram ilhados na Cascata dos Namoradores, no Parque Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (521 km de Cuiabá), não estavam acompanhados por um guia habilitado. Eles foram surpreendidos por uma cabeça d’água na noite deste domingo (31) e ficaram ilhados. 


Leia também:
Prefeito decreta situação de emergência após chuva causar cabeça d'água, deixar comunidades isoladas e inundar vias da cidade

O secretário de Meio Ambiente do município, Paulo Coelho, alerta para os riscos desta prática. “O guia tem conhecimento, sabe o momento que vai ocorrer a tromba d’água. Eles sabem o momento que podem estar levando as pessoas para fazer a visitação. Quando tem o guia, tudo fica mais fácil. Sem o guia fica mais difícil, até por conta do horário. Se você subir depois de 15h/16h fica mais complicado. Se o tempo estiver nublado, não podemos fazer visita nessas locais, é muito perigoso, a chuva lá é constante, intensa. A todo momento em cima da nossa Serra Ricardo Franco está chovendo e a tromba d’água vem quando você menos espera”, alertou em entrevista ao Toledo Notícias.

Os nove banhistas eram das cidades de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade. Na região, a chuva destruiu cabeceiras de ponte e deixou quatro comunidades ilhadas.

“Foi um resgate difícil, que deixou nossa equipe do Corpo de Bombeiros e brigadistas bastante tensa, porque houve uma tromba d’água naquela região. Quando ficamos sabendo que tinha pessoas ilhadas na Cascata dos Namorados já era por volta de 18h. Chegamos no local, fizemos o trajeto, uma rota de fuga, para tentar chegar até onde essas pessoas se encontravam. Conseguimos fazer esse resgate, graças a Deus, com sucesso e tirar o pessoal daquela localidade”, explicou o secretário. A ocorrência que começou 18h só foi encerrada 23h40, Conforme o Corpo de Bombeiros.

Nesta segunda-feira (31), o prefeito Dr André Bringsken (MDB) editou um decreto declarando situação de emergência por conta dos estragos causados pela chuva. O acesso a região da Serra Ricardo Franco está bloqueado por conta dos danos nas estradas. A recomendação é que os motoristas não se desloquem pela rodovia MT-199.

“Venho pedir para a comunidade mais uma vez, não façam visitação na cachoeira nesse período. Quando vocês forem nesses locais, contratem os condutores, os guias, pessoas experientes que conhecem a região, que não irão colocar suas vidas em risco. Eu peço para a população de Vila Bela, Pontes e Lacerda, para ter um pouco mais de cuidado porque a natureza ela não tem culpa do que vem acontecendo. Peço para vocês que tomem mais precaução com relação a essas visitações em nossas cachoeiras”, finalizou o secretário.

O fenômeno é diferente da tromba d'água, que se assemelha a um tornado, mas tem menor intensidade e ocorre sobre superfícies líquidas, como mar ou rio.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet