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Sábado, 27 de julho de 2024

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Idosa morre após passar mal e aguardar mais de 2h por atendimento do Samu

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Idosa morre após passar mal e aguardar mais de 2h por atendimento do Samu
Uma idosa, identificada como Brunilda Emig, de 84 anos de idade, morreu, nesta terça-feira (12), após passar mal no bairro Tijucal, em Cuiabá. Moradores relataram que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) demorou mais de duas horas para comparecer no local e prestar socorro à vítima. 


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Conforme Lorena Melo Lima, filha de Brunilda, a idosa começou a passar mal por volta de 9h da manhã. Na ocasião, ela e mais cinco vizinhos começaram a ligar para o Samu, mas a equipe médica compareceu à residência apenas às 11h. 

“Quando a gente viu ela já estava entrando em óbito e nada de chegar o Samu. O Samu foi chegar era 11h30 já praticamente, ela já tinha falecido. Mais de duas horas, praticamente, mais de duas horas [de espera]”, contou a filha. 

Uma vizinha de Brunilda, identificada como Olize, uma das testemunhas que também tentou solicitar socorro médico para a idosa, complementou o depoimento de Lorena. Segundo ela, durante a ligação, o Samu disse estar com muitas ocorrências naquele momento. 

“Disse que tinha muita muita ocorrência, muita ocorrência, não sei o que e tal. Aí eu expliquei que a situação dela era grave, que a gente não disponibilizava de nenhum automóvel no momento pra levar ela. E a gente precisava do carro do Samu aqui.”, reclamou. 

O que diz a Ses-MT

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT) para buscar mais informações sobre o óbito de Brunilda. Em nota, a pasta confirmou que o Samu não dispunha de unidades móveis durante a ocorrência. Disse também que a família foi orientada por uma médica plantonista, através de chamada telefônica, até a chegada do Samu na residência. 

Leia nota na íntegra 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informa que todas as unidades móveis estavam em atendimento no momento da chamada. A médica plantonista realizou o procedimento padrão e, por telefone, orientou sobre os cuidados adequados para o socorro da solicitante, que apresentava um quadro de mal-estar, até a chegada da unidade.
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