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Quinta-feira, 18 de julho de 2024

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Falta de combustível e porta aberta: Mato Grosso registra 25 ocorrências com aeronaves

Foto: Rogério Florentino / OD

Falta de combustível e porta aberta: Mato Grosso registra 25 ocorrências com aeronaves
Mato Grosso registrou 25 ocorrências envolvendo aeronaves nos sete primeiros meses deste ano. Em julho, foram dois incidentes, um incidente grave e um acidente. Todos casos foram apurados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). 


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O episódio mais recente investigado é da queda de uma aeronave registrada em Conquista D'Oeste no dia 11 de julho. No avião com matrícula N2214R era transportado cerca de 500 quilos de cocaína. O piloto não resistiu aos ferimentos e faleceu. 

Chama atenção também o incidente registrado no dia nove, com uma aeronave ocupada por seis tripulantes e 173 passageiros em um voo comercial. 

A aeronave decolou do Aeroporto Marechal Rondon, Várzea Grande, com destino ao aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira (SBPV), em Porto Velho (RO). 

Durante a fase de subida, a aeronave apresentou a mensagem de abertura da porta do compartimento de carga. Após a execução de procedimentos previstos em manual, a aeronave precisou retornar ao aeroporto, onde pousou sem maiores intercorrências.

No dia seis deste mês, uma aeronave com matrícula PP-MDK decolou precisou pousar em um local não previsto por conta da falta de combustível. 

No relatório do grave incidente consta que o avião de operação privada decolou próximo ao pôr do sol, de uma lagoa na cidade de Nova Mutum com destino à propriedade do proprietário, piloto e único a bordo, em Sorriso.

Próximo ao pedágio da BR-163, ele percebeu que estava praticamente sem combustível para seguir ao destino, com pouca luminosidade. Por conta disso, ele decidiu pousar em uma estrada vicinal ainda de dia.

Em Tapurah, a aeronave agrícola, com matrícula PRJSM, decolou da Fazenda Vale (SSDS), por volta das 13h10 do dia cinco do mesmo mês, a fim de realizar voo de aplicação de defensivo em uma área da Fazenda Vale do Rio Verde.

Ao final de uma das curvas de recuperação, houve toque da barra de aplicação na plantação, colidindo contra o solo e vindo a pegar fogo. No acidente o piloto sofreu queimaduras e foi encaminhado ao hospital. Ele sobreviveu. 
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