Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Política MT

disputa reeleição

Em quase 4 anos de governo, Mauro amplia base na Assembleia e tem apoio de 19 deputados para reeleição

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Em quase 4 anos de governo, Mauro amplia base na Assembleia e tem apoio de 19 deputados para reeleição
Quando os 24 deputados estaduais foram empossados em fevereiro de 2019, o governador Mauro Mendes (União) conseguiu ampla base de sustentação para a aprovação de seus projetos e reformas no Legislativo estadual. Desde então, ampliou o número de situacionistas e disputa a reeleição nas eleições de 2022 com o apoio da maioria dos parlamentares.


Leia também:
Virginia alfineta clã Pinheiro ao lembrar posse de Mauro na prefeitura: "muito trabalho e sem nenhum escândalo"

Nas eleições deste ano, Mauro chega na disputa com apoio de 19 dos 24 deputados. Márcia Pinheiro (PV) e Marcos Ritela (PTB) tem dois cada e Moisés Franz (PSOL) nenhum.

Em 2018, quando as coligações ainda eram permitidas nas eleições proporcionais, o grupo de Mauro conseguiu eleger nove deputados. Sendo eles: Janaina Riva (MDB), Eduardo Botelho (União), Nininho (PSD), Dilmar Dal Bosco (União), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Xuxu Dalmolin (União) e Allan Kardec (PSB).

Assim que tomaram posse, a base do governador já contava com Botelho (que foi eleito presidente da ALMT), Dilmar (que virou líder de Governo), Thiago, Allan, Nininho, Sebastião Rezende (União), Valmir Moretto (Republicanos), Dr. Eugênio (PSB), Dr. Gimenez (PSD) e Paulo Araújo (PP).

Janaina e Dr. João decidiram formar o grupo de deputados que declararam independência ao chefe do Executivo. Além deles, estavam Valdir Barranco (PT), Max Russi (PSB), Faissal Calil (Cidadania), Delegado Claudinei (PL), e Xuxu.

No início da legislatura, o bloco ainda contava com Guilherme Maluf, que deixou o cargo para assumir cadeira no Tribunal de Contas (TCE-MT) – sendo substituído por Carlos Avallone (PSDB) -, e Silvio Fávero (PSL), que faleceu em 2021, em decorrência a complicações da Covid-19 – substituído por Gilberto Cattani (PL).

A oposição era composta por Wilson Santos (PSD), Lúdio Cabral (PT), João Batista (Pros), Ulysses Moraes (PTB) e Elizeu Nascimento (PL). Neste bloco, apenas Lúdio e Ulysses continuaram contrários à gestão.

Reeleição

Passado mais de três anos e oito meses de gestão, Mauro chega na disputa à reeleição com apoio de 19 deputados, que levam seu nome para os quatro cantos do estado. São eles: Avallone, Dilmar, Eugênio, João, Botelho, Elizeu, Cattani, Max, Allan, Janaina, Sebastião, Thiago, Moretto e Xuxu.

O governador também conta com apoio de deputados do PSD (Gimenez, Nininho e Wilson) e PP (Paulo e João Batista), que se coligaram com Márcia Pinheiro, mas conseguiram liberação para subirem no palanque maurista.




Adversários

Márcia Pinheiro conta com o apoio apenas do PT, que tem na Assembleia duas cadeiras. Barranco, presidente regional do partido, pede votos à primeira-dama de forma explicita e ajudou na construção da candidatura de oposição a Mauro. Já Lúdio criticou o fato de o partido ter se aliado com o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), mas agora, na campanha, aceitou a escolha do grupo.

Faissal e Ulysses, críticos ferrenhos ao Governo Mauro, decidiram apoiar Marcos Ritella. Delegado Claudinei, apesar de estar no PL que se coligou com o chefe do Executivo estadual, declarou neutralidade.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet