Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

REVOGAÇO

Emanuel reassume Saúde, derruba decretos de interventor e reconduz médico para comando de Secretaria

09 Jan 2023 - 16:00

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Emanuel reassume Saúde, derruba decretos de interventor e reconduz médico para comando de Secretaria
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (09) que revogou todos os decretos e atos normativos do interventor que havia sido nomeado na Saúde da Capital, Hugo Fellipe Martins. Entre os atos derrubados estão as nomeações de todo o alto escalão da Pasta, além de diretores do Hospital Municipal de Cuiabá e da Empresa Cuiabana de Saúde, conforme divulgou Olhar Direto à época das contratações. O médico Guilherme Salomão também foi reconduzido para o comando da Secretaria Municipal.


Leia mais:
Interventor diz que computadores retirados serão devolvidos à Secretaria Municipal de Saúde

A intervenção na Saúde de Cuiabá, determinada pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, foi derrubada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) na semana passada porque a Corte Estadual não possui jurisprudência que autorize o ato através de uma decisão monocrática, como ocorreu.

A presidente do STJ, Maria Thereza de Assis, suspendeu a intervenção até que o mérito do pedido de intervenção, feito pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, seja julgado pelo Órgão Especial do TJMT.

Nesta segunda-feira, Emanuel reconduziu o médico ortopedista Guilherme Salomão para o cargo de secretário de Saúde do Município. Ele havia sido definido na função no mesmo instante em que Perri determinou a intervenção na Saúde e, por isso, acabou não assumindo a Pasta.

Salomão é o 7º secretário a assumir a Secretaria de Saúde desde o início da gestão de Emanuel, em 2017. Por lá já passaram Elizeth Araújo, Huark Douglas Correia, Célio Rodrigues, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, Ozenira Félix e Suelen Alliend.

Ao anunciar o revogaço, Emanuel reafirmou a tese de uso midiático da situação por parte do Governo do Estado. “Nunca vi a cara desse interventor, mas queria saber o que se passa na cabeça dele. Imagine se ele sentasse na minha cadeira, porque editou um decreto dando estabilidade para os servidores que ele nomeou até dezembro de 2024, e nem eu que sou o prefeito tenho poder para isso sem a realização de um concurso”, argumentou o prefeito.

“Houve mais uma vez uma tentativa de indução. Mas acreditamos no Poder Judiciário, acreditamos no desembargador Orlando Perri, que é um homem bem intencionado, como também acreditamos no Ministério Público. O que vamos combater com todas as nossas forças é essa perseguição, essa insistência de perseguir e acuar a gestão Emanuel Pinheiro. Tentou [governador Mauro Mendes] no tapetão tomar o comando da Prefeitura”, acrescentou Emanuel.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet