Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Cidades

VEJA IMAGENS

Morador do Jardim União denuncia esgoto em buraco aberto pela Prefeitura

Foto: Arquivo Pessoal

Morador do Jardim União denuncia esgoto em buraco aberto pela Prefeitura
O morador Gustavo Povoas, da rua Rodrigues de Campos, localizada no bairro Jardim União, em Cuiabá, encaminhou uma denúncia ao Olhar Direto nesta segunda-feira (27), sobre a falta de saneamento básico na região. Ele mora em uma casa com sua mãe, Lindalva, que já é idosa, e convive com um buraco aberto no asfalto, que vive entupido de esgoto, transbordando e causando transtornos na rua.


Leia mais:
Proprietária de buffet contratada para casamento some antes da festa; clientes suspeitam de golpe

“Nós moramos lá no bairro desde quando era grilo, morávamos eu, minha mãe e minhas irmãs. Demoraram cerca de 23 anos para construir esse asfalto, sem rede de esgoto e sem saneamento básico. Depois, por não ter rede de esgoto, o pessoal da Prefeitura pegou a rede de esgoto dos bairros e jogaram na drenagem da rua, com isso, começou a entupir. Entupiu todas as drenagens e agora o esgoto tá saindo”, conta Gustavo.

Em abril de 2022, o jovem conseguiu entrar em contato com a Prefeitura, pelo canal de atendimento do WhatsApp, o ‘ZapObras’, depois de quase seis meses de tentativas, pois ninguém atendia o telefone.
A equipe da prefeitura foi até o local durante o mês de julho de 2022, com a finalidade de desentupir a rede de drenagem, depois, abriram um buraco com a retroescavadeira e com isso, romperam um cano de água, não sendo possível emendar o mesmo.

“Depois disso, eles postergaram o conserto para outro dia, arrumaram a drenagem que está entupida. No dia seguinte, a Águas Cuiabá foi lá e arrumou a água, e esperamos o retorno da equipe da prefeitura. E nisso, já são oito meses, e nada da prefeitura retornar ao local. Agora o buraco está lá entupido, está criando lodo no asfalto. Tem aquela água fétida lá em cima, cheia de foco da dengue”, complementa Gustavo.

Ainda segundo ele, devido ao lodo que se espalha pelo asfalto, sua mãe e avó já caíram na rua, após escorregar na via. Além delas, outras moradoras passaram pelo mesmo. Também há registros de motociclista que deslizaram na região e carros que aquaplanaram na chuva, porque o asfalto está liso e escorregadio.



“Eu tento ligar em cinco telefones diferentes e ninguém atende, não respondem e-mail e nem no Whatsapp. Parece que não nenhuma obrigação com o usuário. A gente não tem nem o básico, que seria uma rede de esgoto, e a pouca drenagem que temos, não tem nenhuma finalidade, porque está transbordando, foi mal dimensionada”, disse o morador.

“Eles precisam tapar o buraco, desentupir a drenagem e colocar uma boca de lobo na frente de casa, que eu sei que não dá para contar com a prefeitura de Cuiabá. Se tivesse pelo menos uma boca de lobo ali, eu pagaria um caminhão para desentupir quando fosse necessário. A gente contribui, paga imposto, para não ter nenhum retorno”, finaliza Gustavo.
 

Outro lado

Em resposta ao Olhar Direto, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) sobre o bairro Jardim União informou que uma equipe técnica já foi designada para comparecer à rua Rodrigues de Campos, e verificar as medidas cabíveis a serem adotadas para sanar o problema apresentado.

Eles também pontuaram que a Prefeitura de Cuiabá, durante o período de chuvas, mantém frentes de trabalhos por toda a cidade, atuando na promoção dos serviços de desobstrução de bueiros, limpeza e manilhamento.

Além disso, os reparos estão sendo consolidados de forma gradativa e, tão logo, a comunidade será contemplada com as benfeitorias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet