Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

COMISSÃO DE ÉTICA

Botelho refuta pecha de ‘Casa dos Horrores’ e garante que Assembleia tomará medidas contra Cattani

05 Jun 2023 - 17:47

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Angelo Varela-ALMT

Botelho refuta pecha de ‘Casa dos Horrores’ e garante que Assembleia tomará medidas contra Cattani
Prestes a voltar ao mandato e ao cargo de presidente, o deputado Eduardo Botelho (União) refutou a pecha de “Casa dos Horrores”, que chegou a ser atribuído à Assembleia Legislativa (ALMT), diante de casos polêmicos, como a de Gilberto Cattani (PL), que comparou vacas prenhas com mulheres. Segundo o parlamentar, há uma regra interna na Casa, para evitar que a confusão impere.


Leia também
Deputado defende assinatura de termo para que prefeitura se comprometa a seguir avanços da intervenção


“Assembleia nunca foi Casa dos Horrores. Temos uma premissa de não permitir nenhum deputado faltar com o respeito ou tumultuar. Se quer tumultuar, não venha para a Assembleia, pois não aceitamos deputado que quer fazer tumulto, atrapalhar comissões, se quiser, vai lá pra Câmara Federal. Lá eles têm permitido isso”, disse em conversa com a imprensa, nesta segunda-feira (5).

“Casa dos Horrores” é como a Câmara de Cuiabá ficou conhecida por longos anos, após escândalos de corrupção e quebra de decoro dentro do Legislativo.

Sobre o caso, Botelho garantiu que medidas serão tomadas e que assim que retornar irá formalizar a Comissão de Ética, que irá analisar os pedidos de investigação por quebra de decoro contra Cattani.

“Vou voltar com tranquilidade, como sempre tivemos. Vou chamar primeiro a Mesa Diretora, conversar com a deputada Janaina para ela fazer um relato de tudo o que aconteceu e como está o andamento do projeto Transporte Zero. Em relação ao Cattani, vou formar a Comissão de Ética e encaminhar todos os pedidos, daí a comissão decide e encaminha para a Mesa”, declarou.

Inicialmente, os nomes indicados pelos cinco blocos partidários foram: Paulo Araújo (PP), Dr. João (MDB), Diego Guimarães (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL) e Max Russi (PSB). Mas, alguns desses podem ficar fora.

Conforme apurado pelo Olhar Direto, Wilson Santos (PSD) foi indicado pelo bloco “Experiência e Trabalho”, no lugar de Diego, que ficaria como suplente. Janaina, do bloco do MDB, deve substituir Dr. João. Quem também não está 100% confirmado é Max, mas não há informação de outro nome do bloco “Parlamentar Unidos” a ser indicado.

Já Paulo e Elizeu estão confirmados pelos blocos “Assembleia Forte” e “Direita Democrática”, respectivamente.

Comissão de Ética

O requerimento de investigação contra Cattani foi protocolado na manhã de quarta, pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gláucia Amaral, e lida na sessão ordinária matutina.

O documento cita ao menos três casos em que Cattani teria atacado a dignidade das mulheres. A primeira situação ocorreu durante a instalação de uma frente parlamentar composta só por homens de extrema direita, contra o aborto.

O grupo, intitulado “pró-vida” pelos próprios integrantes, é composto apenas por deputados homens - 7 no total. Além de condenar o aborto e comparar mulher com vacas, o parlamentar também atacou o movimento feminista. “Quando a minha vaca entra no cio, está no período fértil e o touro cobre a minha vaca, é assim que a gente fala lá na roça, então ela tá prenha, certo? Isso é natural”, iniciou. 

“Agora, eu pergunto para qualquer pessoa: o que é que tem na barriga da minha vaca? Se você pedir para essas feministas, ou para essas pessoas que defendem o assassinato de bebês no ventre da sua mãe, eles vão dizer que lá tem um feto, não um bezerro, assim como elas falam da mulher. Eles usam a palavra feto para desmerecer aquela criança que está ali”, continuou.

No último vídeo, o deputado aparece dizendo ter sido vítima de fake news criada pela imprensa mato-grossense. No início da gravação - que aparentemente era para ser humorístico -, Cattani faz suspense. No começo, sem mostrar diretamente com quem está falando, disse que não teve a intenção de compará-las com qualquer animal.

“Isso foi uma questão que a mídia colocou, como se a gente tivesse comparado vocês e denegrido vocês. A mídia colocou como se eu tivesse comparado vocês com as feministas, o que eu jamais faria”, disse.

Após a frase atacando feministas, a câmera se movimenta e revela que Cattani está se dirigindo a duas vacas em um curral. “Eu jamais iria comparar vocês com feministas, me perdoem, do fundo do coração".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet