Olhar Direto

Domingo, 18 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

DISPUTA ELEITORAL

Lúdio admite imbróglio com federação e reforça que PT precisa construir chapa de oposição a Emanuel

14 Jun 2023 - 18:14

Da Redação - Rodrigo Costa / Do Local - Max Aguiar

Foto: Marcos Lopes/ALMT

Lúdio admite imbróglio com federação e reforça que PT precisa construir chapa de oposição a Emanuel
Um dos nomes cotados a sair como candidato à prefeitura de Cuiabá em 2024, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) reconheceu nesta quarta-feira (14) haver um imbróglio dentro da Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e o Partido Verde (PV), a respeito da definição de um nome que disputará o comando do Palácio Alencastro. 


Leia também
Botelho aproveita visita de Tebet para cobrar casas populares e recursos à agricultura familiar

Questionado sobre as movimentações de bastidores em meio à aproximação das eleições, Lúdio evitou dar pistas e respondeu que a eleição de 2024 deve ser tratada apenas em 2024. No entanto, ele reforçou que o Partido dos Trabalhadores deve ser uma frente de oposição à atual gestão, comandada por Emanuel Pinheiro. Além disso, admitiu que sim, há um imbróglio entre as três siglas a respeito da definição de um nome que concorrerá ao pleito no próximo ano.

“Há de fato um imbróglio na Federação, porque na minha opinião o PT precisa construir uma chapa de oposição ao atual prefeito e também de oposição ao governo. É lógico que uma oposição responsável, crítica, propositiva, respeitosa, que tenha a capacidade de estabelecer diálogos, mais um projeto de mudança da vida para melhora da população de Cuiabá. E nesse sentido, a federação é uma equação que vai precisar ser resolvida”, disse. 

A Federação Brasil da Esperança foi aprovada em maio de 2022 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nesses casos, segundo a legislação eleitoral, os partidos poderão se unir para apoiar qualquer cargo, desde que assim permaneçam durante todo o mandato a ser conquistado. Isso significa que, ao menos até 2026, PT, PCdoB e PV devem atuar como uma única bancada.

Nesse sentido, o embate prévio desenhado dentro da federação é entre PT e PV, partido do vice-prefeito José Roberto Stopa, que já se lançou pré-candidato à prefeitura e tem o apoio do atual gestor Emanuel Pinheiro. 

Lúdio, ao se referir ao Partido dos Trabalhadores, afirmou que o PT não está disposto a abrir mão de uma candidatura e, por enquanto, desconhece como a questão que envolve Stopa, PV e PT será solucionada.

"Eu não sei [sobre a definição do candidato da federação], mas é uma equação que deverá ser resolvida em 2024, porque o PT terá candidato ou candidata de oposição e o vice-prefeito é do PV que faz parte da federação e também é pré-candidato e tem uma candidatura legítima", explicou. "Agora, como é que essa equação vai ser resolvida nós não sabemos ainda. É um tema que, como eu disse, nós no PT vamos tratar em 2024".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet