Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

AMARGOU 5º LUGAR

Fabinho minimiza desempenho ruim na MT Dados: 'se pesquisa decidisse eleição, Bolsonaro não teria sido presidente'

18 Jul 2023 - 17:51

Da Redação - Érika Oliveira / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Fabinho minimiza desempenho ruim na MT Dados: 'se pesquisa decidisse eleição, Bolsonaro não teria sido presidente'
O secretário-chefe da Casa Civil do Governo de Mato Grosso, deputado federal licenciado Fábio Garcia (UNIÃO), se disse “despreocupado” em relação ao resultado da pesquisa MT Dados, divulgada nesta terça-feira (18), em que ele aparece em quinto lugar na preferência do eleitorado cuiabano.


Leia mais
MT Dados aponta Abílio e Botelho tecnicamente empatados na disputa pelo Alencastro


Citando as eleições do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018, e de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao Governo de São Paulo, em 2022, Garcia disse que as pesquisas “não decidem eleição”.

“Não vi os números, me falaram. Mas não tenho nenhuma preocupação. Pesquisa tem de todos os tipos, para todos os gostos. Se pesquisa decidisse eleição, Bolsonaro não seria presidente da República, Tarcísio não seria governador de São Paulo, Blairo nunca teria sido governador de Mato Grosso e, tantos outros grandes governadores e prefeitos Brasil à fora, não teriam sido eleitos se pesquisa valesse tudo”, comentou.
Conforme o levantamento da MT Dados, realizada entre os dias 8 e 12 de julho, o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o estadual Eduardo Botelho (UNIÃO) lideram as intenções de votos.

Na pesquisa estimulada, na qual é apresentada ao eleitor uma lista de nomes, Abílio aparece com 23%, seguido por Botelho, com 22%. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) aparece em terceiro, com 9%; seguido pelo vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), 5%; Fábio Garcia aparece em quinto lugar, com 4%; e Ulisses Moraes (PTB), 1%. Brancos e nulos somaram 8%; não souberam ou não responderam, 28%.

Na pesquisa espontânea - em que não é apresentada uma relação de candidatos aos eleitores –, Abílio aparece com 16%, seguido por Botelho, com 13%. Lúdio volta a aparecer na sequência, com 5% da intenção dos votos, seguido por Stopa, com 3%, Garcia com 2% e Ulysses com 1%.

Dos entrevistados, 2% escolheram outros nomes. Nulos e brancos somaram 6% e 52% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa ouviu 1.800 cuiabanos e tem margem de erro de 3% para mais ou para menos, sendo que o nível de confiança é de 95%.

Vale lembrar que desde o início do ano os partidos vêm realizando pesquisas de intenção de votos na Capital para consumo interno. São estes levantamentos, indicam as legendas, que irão definir quem serão os candidatos, conforme as melhores posições.

No caso do União Brasil, Fabinho e Botelho disputam para ser o candidato à Prefeitura de Cuiabá. Os dois têm esquentado os bastidores da política há meses, levando o debate por vezes para a imprensa. A rivalidade se tornou uma crise na legenda e em abril, visando aparar as arestas, Mauro Mendes se tornou presidente do partido em Mato Grosso e firmou compromisso para deixar a definição em torno da candidatura para janeiro do próximo ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet