Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

FAGUNDES ENFRAQUECIDO

Cúpula do Republicanos se aproveita de clima ruim no PL e articula chapa com Janaina ao Senado e Pivetta ao Governo de MT

29 Jul 2023 - 07:00

Da Redação - Érika Oliveira / Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Cúpula do Republicanos se aproveita de clima ruim no PL e articula chapa com Janaina ao Senado e Pivetta ao Governo de MT
Conduzidas pelo ex-deputado federal Adilton Sachetti, as principais lideranças do Republicanos de Mato Grosso vêm articulando silenciosamente um palanque pesado para as eleições de 2026. A “chapa dos sonhos” teria Janaina Riva (MDB) como candidata ao Senado e o vice-governador, Otaviano Pivetta, para substituir Mauro Mendes (UNIÃO) no comando do Governo do Estado.


Leia mais
Janaina Riva rebate presidente do PL após rejeição a Thiago Silva: cuspindo no prato que comeu


Conforme apurou a reportagem, o grupo tem se aproveitado do “clima ruim” no PL de Mato Grosso para cortejar Janaina Riva, que no contexto planejado seria filiada ao Republicanos para compor com Pivetta.

Ocorre que Janaina é nora do senador Wellington Fagundes (PL), que também visa o Governo de Mato Grosso em 2026. Porém, a eventual candidatura do liberal tem sido ameaçada pelo avanço da ala bolsonarista mais radical dentro do PL estadual.

Wellington Fagundes foi substituído no comando do PL de Mato Grosso no início deste mês, por Ananias Filho. O senador passou para a função de presidente de honra da legenda. 

O parlamentar está afastado de suas atividades, inclusive no Senado Federal, para tratar de um problema de saúde. Enquanto isso, a ala bolsonarista mais radical do PL de Mato Grosso é que segue no comando das articulações visando as eleições municipais de 2024. Sob Ananias, a sigla comprou briga com a própria Janaina Riva na semana passada. 

Janaina mantém boa relação com Pivetta e já havia sido convidada pelo vice-governador para migrar ao Republicanos há algum tempo, tendo em vista a crise que a deputada estadual enfrenta dentro do MDB. 

Esta semana, em conversa com a reportagem do Olhar Direto, Riva disse que ainda tem objetivos dentro do MDB, mas assumiu a possibilidade de deixar o partido. A mudança poderá ocorrer ainda este ano, a depender do resultado das eleições para definir os Diretórios estadual e municipais, marcada para o dia 14 de agosto.

Janaina defende a reeleição de Carlos Bezerra no Diretório estadual, mas entende que mesmo em caso de vitória, a relação com o grupo aliado a Emanuel Pinheiro seguirá causando problemas. “Entendo que a reeleição do Bezerra acomoda algumas coisas, mas a situação será acomodada até quando?”, argumentou.

Para o Republicanos, mesmo com a filiação de Janaina concretizada, a eventual candidatura de Wellington ao Governo de Mato Grosso minguaria as chances de formar a “chapa dos sonhos”. O partido, no entanto, aposta na desidratação do projeto do senador. 

“O Wellington está perdendo as condições de candidatura ao Governo e, naturalmente, quem está ganhando com isso é o Otaviano. O Republicanos está vislumbrando um ambiente perfeito, porque a Janaina jamais estaria contra o sogro caso ele realmente viesse a ser candidato”, disse uma fonte à reportagem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet