Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

QUEDA DE BRAÇO

Grupo de Emanuel tenta manobra para nomear Emanuelzinho presidente do MDB em Cuiabá; Bezerra reage

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Grupo de Emanuel tenta manobra para nomear Emanuelzinho presidente do MDB em Cuiabá; Bezerra reage
O grupo do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, com apoio do advogado Francisco Faiad, deputado estadual Juca do Guaraná e vereador Rogério Varanda, tentou nesta semana uma manobra para colocar o deputado federal Emanuelzinho como presidente municipal do MDB na capital. O fato chegou a ser dado como certo, até que membros do Diretório Regional informaram a Nacional do partido que a certidão de filiação de Emanuelzinho consta como baseada em Várzea Grande, não Cuiabá. 


Leia mais
Interventora denuncia novo boicote na saúde da capital; piso de unidade ficou danificado após solvente jogado


Conforme levantou a reportagem, a informação de que o filho do prefeito de Cuiabá não estava filiado na capital foi levada diretamente ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Além disso, o cacique Carlos Bezerra entrou no jogo e não deixou que a manobra fosse concretizada.

Ao saber que Emanuel Pinheiro "pai" estava preparando a "jogada de mestre", Bezerra chegou a dizer para Baleia, por telefone, que se ele entregasse o partido a Emanuelzinho em Cuiabá, de imediato uma carta de liberação iria ser dada aos deputados Thiago Silva, Janaina Riva e Dr João, para eles procurarem outro partido. Essa resposta de Bezerra seria uma forma de desfazer o grupo político e responder que o grupo do prefeito de Cuiabá não pode tomar decisões sem antes ter anuência de todos. 

Segundo fontes da reportagem, Bezerra ainda colocou o vice-presidente do partido em Mato Grosso, deputado federal Juarez Costa, para ligar para Baleia e falar que Mato Grosso nunca se intrometeu em eleições ou diretórios de outros estados, mas que haveria conspirações de políticos do Nordeste e do Sudeste que estavam apoiando o grupo de Emanuel Pinheiro para tomar às rédeas do partido na capital de MT. 

Na visão de Bezerra, Emanuel tentou fazer essa jogada e colocar o filho como presidente para tentar diminuir as forças da deputada Janaina Riva, que é pré-candidata  ao Senado em 2026 e foi a mais votada ao parlamento de MT nas eleições de 2022. Com ela saindo do partido, os outros deputados também sairiam. Apenas Juca do Guaraná não deixaria a legenda, por dever favores políticos ao prefeito de Cuiabá e ser de sua base desde a época que era vereador. 

Uma fonte ainda revelou que Faiad chegou a ligar para um dirigente político do MDB para dizer que não sabia da tentativa de "golpe" de Emanuel. No entanto, mais tarde seu nome foi dito como um dos apoiadores para Emanuelzinho ser o presidente em Cuiabá. "O fato pior é que mesmo que fosse validado o nome dele por Brasília, na Justiça cairia, pois ele é membro do MDB de Várzea Grande. Ou seja, a jogada deles passou de 'mestre' para 'amadora'", disse uma fonte que revelou toda história ao Olhar Direto. 

Vale ressaltar que a próxima presidente do MDB Cuiabá será a deputada Janaina Riva, mesmo sem aval do prefeito. Ela será o elo forte do grupo de Bezerra, Juarez e deputados do interior com membros de Cuiabá. A nomeação da chapa com todos os integrantes deve sair na próxima semana. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet