Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Mendes defende anistia a condenados pelo 8 de Janeiro: 'Lula tinha que ser o primeiro a levantar essa bandeira'

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mendes defende anistia a condenados pelo 8 de Janeiro: 'Lula tinha que ser o primeiro a levantar essa bandeira'
O governador Mauro Mendes (UNIÃO) defendeu nesta terça-feira (11) anistia para os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro, o episódio que culminou na invasão e depredação da sede dos Três Poderes, em Brasília. Além disso, o governador afirmou que o presidente Lula (PT) deveria ser o primeiro a  encampar a ideia do perdão a essas pessoas.


Leia também
Janaína convoca Fagundes para apoiar Thiago Silva em Rondonópolis: 'nós queremos'


“Tem que ter sim [anistia]. Nós temos que pacificar o Brasil e sair dessa agenda de briga de A ou com B, briga de B com C. O presidente Lula falou isso. O presidente Lula tinha que ser o primeiro a levantar essa bandeira. Vamos colocar um ponto final nesse 8 de janeiro, tocar nossa vida em frente e dar um exemplo, na prática, que superamos essas diferenças e estamos unidos por um Brasil melhor e  que possa construir o futuro que queremos”, disse Mauro Mendes em entrevista ao Poder360. 

De acordo com Mendes, essa seria uma uma grande demonstração do petista diante do seu compromisso de governar o país “sem olhar para o passado, sem ranços e sem mágoas”. O governador, apesar de ter condenado as invasões e depredações e ter classificado o episódio como “trágico, lamentável e triste”, disse que tem “absoluta convicção" de que os que estavam lá, em sua maioria, eram “pessoas de bem”. 

“Tá errado invadir o Congresso Nacional e qualquer prédio público.  Se eu sou contra invadir uma propriedade rural, porque seria favorável invadir o Congresso? Não pode invadir o congresso e a terra de ninguém”, completou. 

Para Mendes, as condenações aplicadas foram corretas, mas com a dosimetria errada. Ele classificou como uma inquisição e disse que há exageros nas penas aplicadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

“O cara vai e mata um monte de gente, como tem bandido matando cidadão de bem. O cara é condenado a 12 anos. O cara que invadiu é condenado a 18 anos. O tratamento dado àquelas pessoas não é dado a nenhum desses traficantes que causam grande mal à sociedade brasileira”. 

No último mês de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 10 pessoas pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. Com isso, foram sentenciados até o momento 216 acusados de envolvimento na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet