Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Política MT

APÓS INCÊNDIO

Desenvolve MT analisa cadastro de lojistas do Shopping Popular para fornecer linhas de créditos; negativados ficarão de fora

Foto: Olhar Direto

Desenvolve MT analisa cadastro de lojistas do Shopping Popular para fornecer linhas de créditos; negativados ficarão de fora
A Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT) já analisa os cadastros dos comerciantes afetados pelo incêndio que destruiu o Shopping Popular de Cuiabá. A informação é do presidente da agência e secretário estadual de Desenvolvimento, Cesar Miranda.  


Leia também
Negociação pode definir recuos de Janaina e Beto, com indicação de Dr. João à primeira-secretaria


A agência vai oferecer uma linha de crédito aos comerciantes para a retomada das atividades - a quantia, no entanto, não foi definida. Nesta semana, a Prefeitura de Cuiabá anunciou uma linha de crédito exclusiva de R$ 25 mil para camelôs.

O jurídico do Shopping Popular já encaminhou à agência a relação dos comerciantes. De acordo com o secretário, a Desenvolve analisa com a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) as condições dos tomadores do empréstimo, como inadimplência e a situação junto a outras instituições financeiras. 

“A Desenvolve MT ela tem um link com a Jucemat, a Junta Comercial, e estamos analisando um por um e levantando também as condições desses tomadores se tem problema de Serasa, se tem problema de inadimplência em outras agências financeiras, tudo isso tem que ser analisado para que a gente não cometa nenhum erro e nenhuma injustiça”, disse César.  

Ele afirmou que o objetivo da análise é atender as regras do Banco Central, da legislação e garantir que a linha de crédito seja disponibilizada aos comerciantes realmente afetados pela tragédia. E disse que o acesso ao limite de crédito pode depender de fatores como: pessoa física; jurídica; se é microempresa ou não; cadastro da empresa e etc. 

“Há regras do Banco Central e a Desenvolve tem uma preocupação a mais porque são recursos públicos. O dinheiro que está lá é da população. E é para apoiar o pequeno empreendedor. Ela [agência] tem uma visão muito mais social, quer dizer, o lucro é social, mas tem que ter responsabilidade com os recursos que são administrado” pontuou.  

“Você não pode emprestar dinheiro e recursos para um mal pagador, para aquela pessoa que já está na de implante no sistema financeiro, enfim, tem que ser analisado caso a caso”.

A Desenvolve MT possui cinco linhas de financiamento para atender micro, pequenos e médios empresários, e produtores rurais: a Empresarial, Transporte, Turismo, Rural, Mulher e Jovem Empreendedor.

Com crédito de até R$ 1,5 milhão, prazos flexíveis de até 120 meses para pagamento e taxas de juros a partir de 0,37% ao mês, é possível evoluir seu negócio com equipamentos novos, obra civil, insumos, usinas fotovoltaicas, veículos, máquinas e muito mais. Ele encaminhou os sistemas de saúde. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet