Olhar Direto

Segunda-feira, 02 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

eta imigrantes

Nova estação de tratamento de água começa operação em 15 dias e vai reforçar sistema de abastecimento de VG

Foto: Assessoria

Estação de Tratamento de Água Imigrantes, em Várzea Grande

Estação de Tratamento de Água Imigrantes, em Várzea Grande

A Estação de Tratamento de Água Imigrantes, em Várzea Grande e conhecida como ETA Imigrantes, será a terceira unidade de tratamento e distribuição de água potável inaugurada durante a gestão do prefeito Kalil Baracat (MDB). A nova unidade entrará em operação nos próximos 15 dias e fortalecerá ainda mais o sistema de abastecimento da cidade.


Leia mais
Pesquisa mostra Botelho na liderança com 34%; Abílio aparece com 23% e Lúdio com 14,8%


Com um custo total de cerca de R$ 100 milhões, inteiramente financiado com recursos próprios, a ETA Imigrantes terá a capacidade inicial de atender aproximadamente 70 mil pessoas. Esta nova estação irá complementar o Sistema 1, atualmente servido pela ETA da Avenida Ulisses Pompeu, e beneficiará bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde e Capão do Pequi, entre outros. A unidade será capaz de tratar 125 litros de água por segundo, o que equivale a 10,8 milhões de litros por dia.
 
O prefeito e candidato à reeleição pela Coligação Várzea Grande Melhor, Kalil Baracat, destaca que a prioridade de sua gestão sempre foi garantir o abastecimento de água, conforme seu plano de governo e promessas de campanha. “Mesmo enfrentando a pandemia e ampliando investimentos na saúde como nunca antes, nunca desviamos o foco do abastecimento de água. Sou o prefeito que mais investiu em saneamento básico, entregando três estações de tratamento em Várzea Grande e aumentando a coleta e tratamento de esgoto para até 90%”, afirma Baracat.
 
Com a entrada em operação da ETA Imigrantes, o município passará a contar com cinco estações responsáveis pela captação e tratamento da água, a ETA Ulisses Pompeu de Campos, ETA Júlio Campos, ETA Cristo Rei, ETA Barra do Pari e agora a ETA Imigrantes. “Com essa nova unidade, garantiremos água suficiente para que cada morador de Várzea Grande receba mais de 120 litros por dia, um volume considerado essencial pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As cinco ETAs alcançarão 95% da população, sendo os 5% restantes da zona rural atendidos por poços artesianos”, destaca o prefeito.
 
Kalil Baracat também ressalta que a frequência das interrupções no abastecimento de água foi significativamente reduzida. “Saímos de um problema crônico de falta d'água para um problema pontual, que se concentra principalmente em vazamentos devido à antiga rede de distribuição. Estamos implementando dois planos de ação para expansão e recuperação da rede para resolver essa questão”, conclui o prefeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet