Olhar Direto

Sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

CENÁRIO PREOCUPANTE

Incêndio destrói 30% de cidade do interior de MT; Rio Paraguai registra nível preocupante de escassez

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Incêndio destrói 30% de cidade do interior de MT; Rio Paraguai registra nível preocupante de escassez
Os incêndios que estão ocorrendo na região médio norte do estado já consumiram mais de 30% de Porto Estrela, cidade vizinha de Barra do Bugres. O município entrou em situação de emergência devido ao fogo que ocorre nas regiões de mata, distritos, comunidades e áreas ambientais.


Leia também
Fiemt publica carta endereçada a Moraes com 'profunda preocupação' sobre possível bloqueio da Starlink


Segundo o decreto publicado na edição desta quinta-feira (12) do Jornal dos Municípios, em um mês, as chamas atingiram mais de 60 mil hectares da cidade, afetando diretamente as comunidades Vãozinho, Vão Grande, Salobra Grande, Pindaival, Monjolinho, Luzia, a Estação Ecológica da Serra das Araras, Província Serrana Mato-grossense, Margens do Rio Paraguai e propriedades rurais.

“O Município de Porto Estrela está passando por uma das piores estiagens de sua história, resultando em uma das secas mais severas já vista, consequentemente atingido por grandes incêndios florestais, onde tal fenômeno climático foi detectado desde o início do mês de agosto, e que nos últimos dias teve suas condições agravadas, levando o Município ao exaurimento de seus recursos para combater tal evento danoso”, diz trecho da decisão.

O prefeito Eugênio Pelachim usou trechos de uma nota técnica emitida pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) em que declara situação crítica de escassez dos recursos hídricos na região Hidrográfica do Paraguai, o que colabora para a situação crítica da cidade.

Além disso, ele ressalta que a prefeitura precisa de recursos dos governos estadual e federal porque todos os recursos disponíveis em caixa foram utilizados em ações em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Corpo de Bombeiros, além de moradores e produtores rurais com intuito de amenizar e proteger propriedades e bens da devastação dos incêndios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet