Olhar Direto

Quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

OPERAÇÃO GOTA D’ÁGUA

Câmara de VG afasta vereador que foi preso por ligação com esquema de corrupção no DAE

Foto: Reprodução

Câmara de VG afasta vereador que foi preso por ligação com esquema de corrupção no DAE
A Câmara de Várzea Grande anunciou nesta sexta-feira (20) o afastamento do vereador Pablo Pereira (União) e do servidor Alex Sandro de Proença, lotado no gabinete do parlamentar, após determinação judicial. A decisão ocorreu em decorrência da Operação Gota d’Água, deflagrada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil, que desarticulou uma organização criminosa no Departamento de Água e Esgoto (DAE-VG).


Leia também
Vereador é preso e afastado em operação que investiga fraude e corrupção no DAE-VG; veja vídeo


A ação policial resultou em 11 prisões preventivas e 18 ordens de afastamento de servidores públicos, incluindo o vereador Pablo Pereira, apontado como um dos líderes do esquema. 

A investigação apontou a existência de um esquema de cobrança de propina para execução de serviços públicos e fraudes em contas de água, causando um prejuízo estimado de R$ 11,3 milhões desde 2019.

De acordo com a Polícia Civil, o vereador Pablo Pereira exercia pressão política para beneficiar o esquema, utilizando a estrutura do DAE para fins eleitorais.

A Justiça determinou ainda o bloqueio de bens e a realização de auditorias em todas as contas de água alteradas pela Diretoria Comercial do DAE desde 2019.

Em nota, a Câmara de Várzea Grande afirmou que está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações e reforça que os fatos sejam esclarecidos o mais breve possível.

A operação segue em sua segunda fase, com a investigação sendo encaminhada ao Ministério Público Eleitoral para apurar possíveis implicações no processo eleitoral.

Veja a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL - Câmara Várzea Grande
 
A respeito da operação da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR), no setor comercial do Departamento de Abastecimento e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG), realizada, na manhã desta sexta-feira (20.09), a Câmara Municipal de Várzea Grande vem a público informar que recebeu intimação judicial para a suspensão do mandato do vereador Pablo Pereira (UB) e para a suspensão do exercício da função pública do servidor lotado no gabinete parlamentar do vereador citado, Alex Sandro de Proença, tendo tomado as devidas medidas administrativas cabíveis para o integral cumprimento da determinação.

A Câmara Municipal, respeitando os princípios basilares da administração pública e em respeito ao povo várzea-grandense, afirma que está à disposição dos órgãos responsáveis pelas investigações e reforça o apelo para que os fatos sejam esclarecidos o mais breve possível.
 
Várzea Grande-MT, 20 de setembro de 2024.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet