Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

GOVERNO DE MT

“Os desafios serão diferentes, porém não serão menores”, diz Mauro ao tomar posse na AL; veja como foi

01 Jan 2023 - 17:05

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Vitoria Sobral/Olhar Direto

“Os desafios serão diferentes, porém não serão menores”, diz Mauro ao tomar posse na AL; veja como foi
Reeleito com 68,45% dos votos (1.114.549 votos), o governador Mauro Mendes (União) toma posse neste domingo (1º) na Assembleia Legislativa, em Cuiabá. Assim como em 2019, assume o cargo tendo Otaviano Pivetta (Republicanos) como vice-governador.


Leia também:
Com pouco prestígio político, Chico toma posse como presidente citando Deus e prometendo boa relação com o Executivo

No Legislativo, o ato de posse será conduzido pelo presidente Eduardo Botelho (União). No plenário, Mauro e Pivetta entregarão seus documentos e diplomas comprovando estarem aptos a assumirem os cargos. A sessão será acompanhada por deputados, familiares e políticos aliados do chefe do Executivo estadual, como os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União).

Ainda neste domingo, Mauro saíra da Assembleia à caminho do Palácio Paiaguás, onde deve conceder uma coletiva à imprensa e dar posse aos seus 17 secretários.



Confira tempo real da posse de Mauro para segundo mandato:

17h05 - 
O presidente Eduardo Botelho (União) e outros deputados já estão na Assembleia Legislativa e a sessão solene de posse do governador Mauro Mendes (União) e do vice, Otaviano Pivetta (Republicanos), começa em instantes.

17h11 - O senador Wellington Fagundes (PL) chegou acompanhado da nora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB). O parlamentar foi aliado de Mauro durante a campanha, formando a chapa majoritária vitoriosa nas eleições de 2018.

17h15 - O governador Mauro acaba de chegar no Salão Negro da Assembleia Legislativa, acompanhado da esposa, a primeira-dama Virginia Mendes. Também está com ele o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, e a esposa dele, Mônica Carvalho.



17h18 - Também acompanham a sessão solene todos os 17 secretários estaduais que tomarão posse ainda neste domingo.

 

17h20 - A solenidade é aberta pelo presidente Eduardo Botelho (União), que anuncia as autoridades que irão compor a mesa. Estão presentes a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino; o futuro procurador-geral de Justiça, Deosdete Júnior; os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (União); e a defensora pública-geral, Luziane Castro.

17h36 - Seguindo a Constituição Estadual, Mauro e Pivetta entregam ao primeiro-secretário da Assembleia, Max Russi (PSB), seus respectivos diplomas - entregues pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) - e declarações de bens. Os documentos sãop exigência para que assinem o termo de posse.



17h39 -
Na sequência, Mauro e Pivetta fazem juramento de seguirem a Constituição Federal, assim como a Estadual.

17h44 - Alguns prefeitos vieram até Cuiabá acompanhar a posse de Mauro. Exemplo das prefeitas do PSB Eliene Liberato, de Cáceres, e Andréia Wagner, de Jaciara. Roberto Dorner, de Sinop, é outro gestor municipal presente, assim como Kalil Baracat (MDB), de Várzea Grande. Nenhum representante de Cuiabá foi até a Assembleia.



17h52 - Mauro se dirige à tribuna. Em seu discurso, agradeceu a esposa e as autoridades políticas e classistas que estão presentes. Disse se lembrar da sua posse em 2019, quando Mato Grosso passava por um período muito difícil e de grandes dificuldades. “Lembro que no inicio do nosso mandato precisamos tomar uma série de medidas para poder concertar o Estado”. O governador empossado ainda ressaltou que logo nos primeiros dias, com apoio da Assembleia, adotou medidas que reescreveram a história recente de Mato Grosso. Mauro reforçou o agradecimento aos deputados e destacou o trabalho de servidores e secretários. “Os números podem ser traduzidos pelo resultado da última eleição. Cada um desses votos depositou não só em mim, mas em todos que estão do Executivo, uma nova missão. Trabalhar com seriedade e colocar Deus e nossos propósitos na frente. No segundo mandato teremos missão talvez um pouco diferentes. Nosso grande desafio será a eficiência”.

17h57 - O governador ainda afirmou que muito foi feito, mas ponderou que é preciso avançar nas ações nos próximos quatro anos. “Quero um estado mais eficiente para entregar políticas públicas ao cidadão e capa de devolver aquilo que é pago de impostos. Os desafios serão diferentes, porém não serão menores”.

18h02 - Agora é Botelho quem faz uso da palavra; ele lê um discurso escrito. “Mauro Mendes é hoje um dos melhores gestores públicos do país. Digo isso, pois estou na Assembleia desde 2014. Afirmo que sou testemunha de seu trabalho no governo”, disse Botelho, destacando o empenho do gestor estadual em melhorar as marcas do Palácio Paiaguás. Ainda em seu discurso, o presidente destaca a atuação da Assembleia, em votações e discussões de pautas importantes para o reequilíbrio das contas públicas de Mato Grosso.

18h06 - A primeira-dama Virginia Mendes manteve a sua escolha de vestir um look feito pela renomada estilista brasileira Martha Medeiros para a cerimônia de posse do segundo mandato do seu marido. Essa é a terceira vez que Virginia escolhe um vestido da estilista para uma cerimônia de posse. Ela também vestiu a marca quando Mauro assumiu a prefeitura da Capital. Para complementar o look, Virginia usa uma bolsa prata da grife italiana Valentino.



18h19 - A sessão solene de posse é encerrada com o Hino de Mato Grosso. Agora, Mauro se dirige ao Palácio Paiaguás, onde daqui alguns minutos concederá entrevista coletiva e dará posse aos 17 secretários estaduais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet