Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Educação

SEM COMUNICAÇÃO

Sintep busca MP para tentar emplacar concurso público para professores; procurador promete intermediação

Foto: Sintep-MT

Sintep busca MP para tentar emplacar concurso público para professores; procurador promete intermediação
Com problemas de comunicação com o governo, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) procurou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Júnior, para que ajude na intermediação para que as pautas de reivindicação da categoria sejam atendidas pelo executivo estadual.


Leia também
Botelho critica STF por passar na frente do Congresso em relação à discussão do porte de maconha: 'descabível'


Ao procurador-geral e ao promotor, Miguel Slhessarenko, que atua na área da Educação, o presidente do Sintep, Valdecir Pereira ressaltou os problemas enfrentados pelos professores e servidores da Educação, como a falta de professores devido a não realização de concurso e os desafios para implementação do Novo Ensino Médio.

O presidente do sindicato destacou que a mudança afetará a carga horária dos funcionários que pode ser ampliado para mil horas o que, segundo ele, enfraquece a gestão democrática do ensino público. Além disso, os servidores contaram das dificuldades financeiras das prefeituras para colocar em prática o redimensionamento das ações educativas, incluindo o transporte escolar.

“A reunião foi bastante positiva. Tivemos a oportunidade de desmascarar algumas políticas de educação da rede estadual. Ter esses espaços para debater e sermos ouvidos, nos dá a perspectiva de que é possível debater a educação para aquilo que tem sido as angústias dos educadores nas Assembleia Geral e Conselho de Representantes. Agora esperamos ter mais algumas atuações por parte do MPE-MT”, afirmou o presidente do Sintep.

Os representantes do Ministério Público destacaram que as reivindicações serão analisadas e que vão dialogar com o governo para discutir sobre a possibilidade de realização de concurso público para profissionais da Educação.

“Ouvimos a direção do Sintep na data de hoje, sendo definido que o Ministério Público, através da promotoria da educação, vai dar seguimento à análise das ponderações, buscando sempre de forma prioritária a autocomposição”, afirmou o procurador-geral de Justiça.

“Vamos analisar a pauta apresentada pelo Sintep e tentar marcar a reunião com a Seduc para tratarmos da viabilidade de realização de concurso público. Vários pontos da pauta já são objeto de procedimentos na nossa promotoria, em que buscaremos uma solução eficiente”, disse o promotor Miguel Slhessarenko.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria do Estado de Educação (Seduc), mas não tivemos retorno. (Com informações das assessorias)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet