Olhar Direto

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Política MT

MT AGUARDA LIBERAÇÃO

Botelho diz que falta bom senso do governo Lula para liberar obra no Portão do Inferno: ‘comerciantes estão se afogando em dívida’

Foto: Reprodução

Botelho diz que falta bom senso do governo Lula para liberar obra no Portão do Inferno: ‘comerciantes estão se afogando em dívida’
O presidente da Assembleia Legislativa (ALTM), deputado Eduardo Botelho (União), disse que falta bom senso por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por não concederem a licença para que o estado possa realizar a obra de emergência no paredão do Portão do Inferno, na MT-251, estrada entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães.


Leia também
Governo deve ir à justiça contra derrubada de veto a projeto que permite gravações de treinamentos militares


Ele comentou que o período de chuvas deve chegar na região, o que inviabiliza o início do projeto. Além disso, o deputado ressaltou que os comerciantes estão sendo penalizados com o travamento da estrada, que segue no sistema de siga e pare apenas para veículos leves.

“Os comerciantes estão sofrendo, estão perdendo, tem muitos ali que estão sobrevivendo só com dívida, rolando dívida. Está atrasadíssimo. Nós estamos perdendo o período que nós temos de agora, esse período até agosto, setembro, antes de começarem as chuvas, para fazer. Como que nós vamos tirar, mexer naquela área ali com chuva? Praticamente inviável. Então, eu acho que está faltando um bom senso do IBAMA, do ICMBio, acelerar e dar essa decisão o mais rápido possível”, disse em entrevista à imprensa.

O governo já conseguiu a autorização do ICMBio para dar início às obras, no entanto, deve aguardar o licenciamento do Ibama, que chegou a fazer mais de 20 apontamentos. O estado espera que até a próxima semana possa colocar as máquinas no local para realizar o projeto.

Em maio, Mauro e uma comitiva de políticos apresentaram um projeto de solução para o problema de deslizamento de terra que estava ocorrendo no local desde o ano passado ao presidente do Ibama, que pediu um prazo de 30 dias para análise dos documentos para liberar o início das obras.

O governo já contratou a Lotufo Engenharia e Construções LTDA, no valor de R$ 29,5 milhões, para fazer o retaludamento do paredão que fica no Portão do Inferno. A empresa terá o prazo de 120 dias, após autorização dos órgãos federais, para concluir o projeto que, na prática, significa um novo trajeto da pista, retirando o tráfego dos veículos do atual viaduto - que apresenta graves problemas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet