Olhar Direto

Domingo, 30 de junho de 2024

Notícias | Política MT

doença vascular crônica

Deputado comemora a derrubada de veto ao projeto que assegura diagnóstico e tratamento do lipedema

Foto: Assessoria

Deputado comemora a derrubada de veto ao projeto que assegura diagnóstico e tratamento do lipedema
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), comemorou, nesta quarta-feira (26), a derrubada do veto ao projeto de lei n.º 1985/2023, que propõe diagnóstico e tratamento às pessoas acometidas pelo lipedema nas unidades de atenção especializada de média complexidade.


Leia também
Governo libera trânsito de veículos com até 3,5 toneladas no Portão do Inferno, mas mantém pare e siga

 
A iniciativa, conforme o parlamentar, é garantir que políticas públicas sejam criadas a fim de evitar que a doença vascular crônica se alastre e coloque em risco a saúde de mais pessoas. Isso porque, um levantamento mostra que pelo menos 12% das mulheres brasileiras buscam tratamentos para evitar o sofrimento causado pela doença que não tem cura.
 
Na justificativa do veto, o Estado alega inconstitucionalidade formal, por instituir obrigação que resulta em despesa pública, com possibilidade de impacto orçamentário. No entanto, o argumento foi rebatido por Max Russi e as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e de Saúde, da Casa de Leis.
 
“A lei não cria obrigações, apenas corrige uma omissão do Poder Público que tem obrigação de tratar esse e outros males graves. Essa doença é tão agressiva que, em determinados casos, é necessário, também, o tratamento psicológico”, alertou o autor da iniciativa que dever ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), tornando-se vigente já nos próximos dias.
 
Quem aguarda ansiosa pela publicação da Lei é a advogada e moradora de Várzea Grande, Daniela Sanches Vicente. A profissional, que engrossa a fila das mulheres acometidas pela doença, diz que o acesso ao diagnóstico e tratamento ainda é tímido no estado.
 
“Primeiro, gostaria de agradecer o deputado Max por abraçar essa causa. Sou portadora da doença e sei o quanto é difícil dar continuidade no tratamento. Como é importante a elaboração de campanhas, distribuição de cartilhas entre outras ferramentas que divulgue mais a doença, os riscos e os caminhos para um tratamento precoce a partir da identificação de alguns sintomas”, destacou a profissional.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet