Olhar Direto

Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Notícias | Cidades

VÍTIMA DA PANDEMIA

Liderança indígena do povo Karajá morre vítima do novo coronavírus em Várzea Grande

Foto: Reprodução

Hacari era liderança indígena do povo Karajá e servidor da FUNAI

Hacari era liderança indígena do povo Karajá e servidor da FUNAI

Nesta quinta-feira (18), o estado de Mato Grosso perdeu mais uma liderança indígena para o vírus da Covid-19. Dessa vez, Hacari Maluá Karajá, de 55 anos, liderança indígena do povo Iny Karajá e servidor da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que morreu por volta das 5h no Hospital Metropolitano de Várzea Grande. 


Leia também:
Casal de indígenas morre no mesmo dia vítima da Covid-19

De acordo com familiares, Hacari teria dado entrada no Hospital Municipal Prefeito João Abreu Luz, no município de São Félix do Araguaia (1.149 km de Cuiabá), no dia 9 de fevereiro. No último dia 10, após ser diagnosticado com o novo coronavírus  foi transferido para o Hospital Metropolitano de Várzea Grande.

Devido a piora no quadro de saúde, a liderança teve que ser entubada na madrugada desta quarta-feira (17). Sem apresentar melhoras, Hacari veio a óbito por volta das 5h da madrugada de hoje (18).

Natural do município de Formoso do Araguaia, em Tocantins, Acare morava na aldeia Santa Isabel do Morro às Margens do Rio Araguaia e foi candidato a vereador pelo município de São Félix do Araguaia (1.149 km de Cuiabá) pelo Partido dos Trabalhadores em 2020.

Nas redes sociais, familiares, parentes e amigos prestaram homenagens a liderança. “Que fique em nossas mentes a alegria de ter um grande líder, um grande amigo. Quando lembro dele alegre, brincando, trazia alegria. Deus vai nos confortar mas dói muito em ter que chegar ai sem ter mais meu amigo”, disse um internauta.

Servidor da FUNAI, a liderança, que deixa sete filhos, era conhecida por atuar diretamente reivindicando melhorias na educação, saúde, produção para o bem viver do seu povo e de sua aldeia.

Casos

No Brasil todo, quase 50 mil indígenas, de 162 povos, já foram infectados pela Covid-19. Destes, 966 faleceram segundo o Painel Geral da Covid-19 da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

O estado de Mato Grosso, com 152 mortes em 14 etnias, se situa na terceira colocação de estados com o maior número de indígenas mortos em decorrência de complicações da Covid-19 do país. 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet