Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Polícia investiga

Dois homens são encontrados mortos em garimpo ilegal alvo recorrente de ações dentro de Terra Indígena

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Ilustrativa

Ilustrativa

Os corpos de dois garimpeiros, identificados como Antônio Pereira da Silva, de 56 anos e Paulo Roberto Alves Teixeira, de 35 anos, foram encontrados em um garimpo ilegal dentro da Terra Indígena (T.I.) Sararé, no município de Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá). Vale destacar que a área é alvo recorrente de ações de combate a prática de extração ilegal de minério. Apenas entre maio deste ano e novembro do ano passado, 33 pessoas foram presas e um ponto que também ficava no interior da T.I. foi desarticulado.


Leia também:
Polícia fecha garimpo ilegal em terra indígena e prende 33 pessoas

De acordo com informações da Polícia Civil, os corpos foram encontrados na tarde da última sexta-feira (2). Na ocasião, os agentes da corporação foram acionados por volta de 13h30, quando receberam a denúncia de que haveria dois cadáveres às margens do Rio Sararé.

No local, que fica no sentido do município de Vila Bela de Santíssima Trindade (527 km de Cuiabá), às margens do Rio Sararé, ao pé da ponte, foram localizados os dois corpos. Ambos não portavam documentos pessoais. A região onde a dupla foi encontrada, segundo a Polícia Civil, apresentava vestígios de garimpo ilegal.

Durante a perícia, não foi constatado a presença de nenhum transeunte ou testemunha. Em buscas pela zona rural, os policiais receberam a informação de que  Antônio e Paulo estavam morando no local. Os policiais, então, também tiveram acesso a identidade das vítimas, assim como confirmaram que a dupla atuava no garimpo.

Diante dos fatos, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de que as mortes tenham ocorrido por acidente no garimpo ilegal na terra indígena do Sararé. A Delegacia de Pontes e Lacerda investiga o caso. 

Garimpo é alvo recorrente de ações

No dia 12 de maio deste ano, a Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Exército Brasileiro, deflagrou a segunda fase da Operação Alfeu  e desarticulou garimpo ilegal de ouro no interior da Terra Indígena de Sararé, na região de Pontes e Lacerda, em Mato Grosso. A desocupação do garimpo foi determinada pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Cáceres/MT.

Na ação conjunta, 50 policiais federais e 110 militares do Exército realizaram a operação utilizando apoio de helicópteros, drones e imagens de satélites. Equipe da PF especializada em explosivos ajudou na destruição do maquinário usado no garimpo pelos criminosos.

Em novembro do ano passado, trinta e três pessoas também foram presas em cinco dias de atuação da operação conjunta Caseus V, na Terra Indígena Sararé, localizada em Pontes e Lacerda (440 km de Cuiabá). No local, os suspeitos praticavam garimpo ilegal. A operação ocorreu entre os dias 16 e 20 de novembro, e os policiais ainda apreenderam veículos, barcos, gerador de energia, entre outros equipamentos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet