Olhar Direto

Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Risco

Defesa Civil interdita ponte que começou a ceder na Estrada do Moinho; fotos

Foto: Reprodução

Defesa Civil interdita ponte que começou a ceder na Estrada do Moinho; fotos
A Defesa Civil de Cuiabá interditou, na manhã desta sexta-feira (18), uma ponte que fica localizada na avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho), em Cuiabá. Um trecho da cabeceira começou a ceder, fazendo com que a equipe fosse acionada para avaliar os riscos.


Leia mais:
Temporal derruba casarão histórico e alaga ruas em Cuiabá e VG; veja vídeos
 
O diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti, confirmou ao Olhar Direto a interdição momentânea da ponte, sentido ao Tijucal, para avaliação. “A cabeceira começou a ceder, apareceu um buraco um pouco maior e estamos avaliando o impacto disto”, limitou-se a dizer o coordenador.
 
A patologia chega quase a metade de uma das faixas, no sentido Tijucal, como é possível ver uma das imagens.

 
A expectativa é que ainda hoje seja feita a avaliação para determinar se a via poderá ser reaberta ou não. Vale lembrar que Cuiabá tem sofrido com as fortes e constantes chuvas que tem caído sobre a capital. O solo encharcado não consegue absorver a grande quantidade de água.

O trânsito está sendo desviado pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Juares Samaniego, a Semob orienta aos motoristas que trafegam na Arquimedes Pereira Lima, sentido bairro, deverá ser feito pelos bairros Santa Cruz e Boa Esperança. Para quem irá fazer sentido Av.Fernando Corrêa para poder entrar dentro do bairro Santa Cruz para poder acessar av das Torres - e seguir para a região Sul da cidade. Faixas de orientação serão instaladas pela região. 
 
Ele conta ainda que, acionou engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT),  ao qual é presidente, para realizar um laudo de vistoria da ponte e das proximidades da via. 

 

Deslizamento
 
Parte do Morro Nossa Senhora do Bom Despacho, localizado no Centro de Cuiabá, sofreu um deslizamento na madrugada da última segunda-feira (14), após as fortes chuvas que tem caído sobre a capital mato-grossense. Por conta do fato, a pista foi interditada e há o temor de que a igreja católica, uma evangélica e outros imóveis da região sejam afetados, caso as precipitações continuem.
 
Segundo o Superintendente de Patrimônio Histórico e Museológico da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, arquiteto Robinson Araújo, a defesa civil precisa se preparar para a necessidade de isolamento do local, evitando risco aos pedestres, após deve ser feito o escoramento emergencial, estabilizando o murro de arrimo até a execução definitiva.
 
Por conta do deslizamento ocorrido na madrugada de segunda-feira, três imóveis correm risco, sendo eles: a igreja do Bom Despacho de 1918; o prédio do Seminário Nossa senhora da Conceição de 1958 que abriga no primeiro piso o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso guardião de acervo dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX que fala sobre a história de Cuiabá e na parte térrea a Fundação Bom Jesus de Cuiabá; e Radio Bom Jesus.
 
Todos estão localizados no topo do morro. A Igreja Universal, que fica na parte baixa da encosta do morro, também quase foi atingida.

Atualizada às 11h23
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet