Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Política MT

DERROTADOS NAS ELEIÇÕES

Bezerra e outros políticos tradicionais de MT são “enterrados” pelas urnas em 2022

Foto: Montagem/Olhar Direto

Bezerra e outros políticos tradicionais de MT são “enterrados” pelas urnas em 2022
Apesar da baixa taxa de renovação, as eleições de outubro resultaram na saída de personagens tradicionais do cenário político mato-grossense. Após anos de vitórias, nomes como o do deputado federal Carlos Bezerra (MDB) sofreram amarga derrota nas urnas.


Leia também:
Barbudo, Bezerra e Gisela 'patinam' e ficam com primeiras suplências na Câmara Federal; veja nomes

Pela segunda eleição seguida, Bezerra foi o candidato mais velho em Mato Grosso. Aos 80 anos, tentou seu sexto mandato na Câmara Federal – quinto consecutivo. Em chapa disputada, o emedebista ficou apenas com a primeira suplência, após receber 45.358 votos.

A derrota, além do pessoal, trouxe baque político imediato, já que logo após o resultado, membros do partido começaram, nos bastidores, a questionar a continuidade de Bezerra no comando da sigla. Caso o entendimento de que a sigla deve ser comandada por filiados com mandato, o MDB pode adiantar a aposentadoria do cacique, fazendo que Bezerra esteja presente na política mato-grossense apenas pelo o que fez no passado.

Outro nome histórico da política do Estado, Serys Slhessarenko (PSB) teve resultado pífio, amargando mais uma derrota desde que deixou o Senado, em 2010. Após longos anos de carreira, a ex-senadora entrou na disputa mais para ajudar a filha, Natasha Slhessarenko, que tentou uma candidatura ao Senado.

Natasha acabou desistindo após as convenções, já que o PSB nacional decidiu por apoiar o nome do deputado federal cassado, Neri Geller (PP). Serys manteve seu nome, e recebeu apenas 3.120 votos.

Última tentativa

Após ser barrado pela Justiça Eleitoral em 2018, o ex-deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) acabou derrotado em sua tentativa de voltar ao cenário político. Condenado em processo de desvio de recursos da Assembleia em 1996, quando presidia a instituição, o político obteve 30.419 votos.

Quem também tentou um retorno se candidatando para a Câmara Federal foi o ex-deputado estadual Pedro Satélite (PSD), que já havia perdido tentativa de reeleição em 2018, após ser envolvido no escândalo da delação do ex-governador Silval Barbosa. Além disso, ao lado do deputado Dilmar Dal’Bosco (União), ele foi denunciado pelo Ministério Público Estadual após a Operação Rota Final, que investigou empresários que teriam pagado propina a agentes públicos.

Outro que teve imagem manchada pela delação de Silval, Wagner Ramos (União) foi mais um caso de quem sofreu derrota acachapante para a Câmara, após não conseguir se reeleger para a Assembleia Legislativa, em 2018.

Ex-secretário de Fazenda e da Casa Civil, Eder Moraes (PV) tentou uma ascensão política, apresentando seu nome para uma vaga na Assembleia. No fim das contas, a condenação a mais de 180 anos de prisão por corrupção pesou e ele obteve apenas 2.920 votos.

Ex-vice-governador, Chico Daltro (PV), tentou retornar à Câmara Federal, mas foi novamente derrotado. Em 2018, o político tentou vaga no Legislativo estadual, sem sucesso.

Outro que voltou a perder foi Valtenir Pereira (MDB). Após dois mandatos, em 2018, o emedebista ficou apenas com a suplência na Câmara Federal, ocupando a cadeira de Bezerra em algumas ocasiões. Na Próxima legislatura terá que, novamente, contar com a boa vontade dos titulares Juarez Costa e Emanuelzinho.

Procurador Mauro (Psol) e Julier Sebastião (PT) se enquadram no grupo de políticos que chegaram perto algumas vezes de uma vitória, dentro de inúmeras tentativas. O procurador acumulou sua nona derrota e Julier a terceira.

Com carreira meteórica o vereador cassado Tenente Coronel Paccola (Republicanos) era um dos nomes fortes para a Assembleia Legislativa, mas acabou “morrendo na praia”, após ter seu mandato cassado na Câmara de Cuiabá, por quebra de decoro parlamentar na morte do agente socioeducativo Alexandre Miyagawa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet