Olhar Direto

Sexta-feira, 05 de julho de 2024

Notícias | Política MT

PRESSÃO POR DEMISSÃO

Lula se reúne com general cuiabano nesta sexta e faz alerta: ‘quem quiser fazer política retire a farda’

Foto: Reprodução

Lula se reúne com general cuiabano nesta sexta e faz alerta: ‘quem quiser fazer política retire a farda’
O presidente Lula (PT) irá se reunir com comandantes das Forças Armadas nesta sexta-feira (20). Segundo agenda oficial, o encontro tem como objetivo a apresentação de relatórios de trabalho. Nesta quarta-feira (18), porém, o presidente admitiu que pretende aproveitar para tratar da “despolitização” das instituições. A reunião ocorre em meio à tensão na relação entre Lula e os militares após os ataques terroristas em Brasília no dia 8 de janeiro e deve selar o destino do general cuiabano Júlio César de Arruda, comandante do Exército brasileiro que vem sendo acusado de proteger golpistas no dia dos ataques.


Leia mais:
Psol pede que general cuiabano nomeado chefe do Exército seja investigado por apoiar acampamentos golpistas

Em entrevista exclusiva à jornalista Natuza Nery, da GloboNews, Lula disse que já havia sinalizado aos comandantes em outra ocasião que gostaria de discutir com eles o fortalecimento do que chamou de “indústria da defesa no País”. “Brasil é um País muito grande, com uma fronteira muito grande, com uma população grande, então nós precisamos que as Forças Armadas estejam preparadas e fortalecidas para que a gente cumpra aquilo que está na Constituição”, frisou.

Segundo o presidente, o objetivo da reunião é ter acesso à realidade dessas instituições e que na oportunidade os comandantes devem lhe apresentar relatórios sobre a estrutura das Forças, que devem receber investimentos.

Lula admitiu, porém, que pretende aproveitar para tratar da despolitização das instituições. “O soldado, o coronel, o sargento, o tenente e o general têm direito de voto, de escolher quem quiser para votar. Mas eles estão em cargos de carreira, eles servem ao Estado brasileiro, não é o Exercito do Lula, do Bolsonaro, do Collor ou do Fernando Henrique Cardoso. Eles têm que defender o Estado brasileiro e as instituições”.

Lula relembrou que definiu os atuais comandantes obedecendo ao critério de antiguidade e após ouvir a opinião de profissionais que já tinham atuado e conheciam a carreira desses militares. “Eu quero manter uma relação civilizada, eu já fui presidente por oito anos e convivi muito dignamente com as Forças. Não quero ter problema com eles e nem quero que eles tenham comigo. O que eu quero é que a gente volta à normalidade. As pessoas estão aí pra cumprir suas funções, não para fazer política. Quem quiser fazer política retire a farda, se filie em um partido e vá fazer”, pontuou o presidente.  

General cuiabano

A reunião também deverá sacramentar o destino do general cuiabano Júlio César de Arruda, comandante do Exército brasileiro.

Lula vem sofrendo pressão para demitir o militar desde que o jornal americano Washington Post afirmou em reportagem que ele teria atuado para proteger os golpistas bolsonaristas da prisão no dia do atentado aos 3 Poderes. O comandante teria dito ao ministro da Justiça, Flávio Dino, que não iria permitir as prisões, além de posicionar tanques e três linhas de militares na área sob controle militar.

O Ministério Público Federal (MPF) acatou uma notícia-crime apresentada pela deputada eleita Luciene Cavalcante (PSOL-SP) que denuncia o caso relatado na reportagem.

Nos bastidores, no entanto, Lula deverá manter Arruda no cargo para evitar desgastes maiores, além de entender que a demissão poderá abrir uma lacuna para a qual ainda não há um nome para preenche-la.

Relação com Múcio

O presidente Lula aproveitou a entrevista para afastar os rumores de que poderia demitir o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. O petista disse que mantém uma relação de amizade há anos com Múcio e garantiu que tem plena confiança em seu ministro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet